Materiais Auxiliares para Prótese – DentalNews https://dentalnews.com.br Produtos Odontológicos Tue, 21 Jan 2025 01:54:39 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=6.7.2 https://dentalnews.com.br/wp-content/uploads/2024/05/Design-sem-nome-2-150x150.png Materiais Auxiliares para Prótese – DentalNews https://dentalnews.com.br 32 32 Cavex Water Dosing Bottle https://dentalnews.com.br/produto/cavex-water-dosing-bottle/ https://dentalnews.com.br/produto/cavex-water-dosing-bottle/#respond Thu, 09 Jan 2025 15:58:29 +0000 https://dentalnews.com.br/?post_type=product&p=592 Cavex Water Dosing Bottle: Dispositivo de medição precisa de água para a preparação de materiais de moldagem odontológicos. ✔️ Medição exata ✔️ Mantém temperatura constante ✔️ Capacidade de 350 ml ✔️ Fácil de usar]]> APRESENTAÇÃO

É um dispositivo para armazenamento e proporcionamento de água para mistura com o alginato. É extremamente prático, basta apertar-se a base do dispositivo e a água é levada ao compartimento superior fazendo a dosagem exata. Recomenda-se atualmente o uso de água destilada para manipulação de qualquer alginato do mercado para melhorar a qualidade dos moldes gerados. 

VANTAGENS E BENEFÍCIOS

Mantém a água à temperatura ambiente. 

Propicia uma dosagem rápida, simples e precisa da água para a manipulação do alginato.

Permite deixar uma água apropriada (destilada) para manipulação do alginato.

PASSO A PASSO

  1. Remova a porção superior do recipiente desroqueando-a (sentido anti-horário) através do anel azul serrilhado  e coloque a água na porção inferior. Rosqueie novamente a porção superior na porção inferior do recipiente.
  2. Aperte a porção inferior do recipiente fazendo com que a água preencha a porção superior até atingir a marca (dose) desejada, de acordo com a quantidade de porções de pó que serão utilizadas.
  3. Incline o dispositivo, despejando a água no interior do gral de borracha.

PERGUNTAS E RESPOSTAS

As marcações no dosador são iguais às marcações do medidor comum?

Sim, a garrafa apresenta marcações para uma, duas e três porções de pó de alginato e uma medida específica para a técnica do alginato rígido.

O que é a técnica do alginato rígido?

É uma técnica para confecção de moldagens anatômicas (1ª. Moldagem para prótese total) no qual se utiliza 3 porções de pó de alginato e pouco mais de duas porções de água (até a marca existente no dispositivo). Isto faz com que o alginato fique mais consistente causando um maior afastamento dos tecidos moles.

 

As marcações na garrafa dosadora servem para qualquer alginato?

Não, as marcações da garrafa adequam-se para todos os alginatos da Cavex.

INFORMAÇÕES AO PROFISSIONAL

Indicado para uso com os alginatos ColorChange, Cream e Orthotrace da Cavex.

]]>
https://dentalnews.com.br/produto/cavex-water-dosing-bottle/feed/ 0
Cavex ImpreSafe https://dentalnews.com.br/produto/cavex-impresafe/ https://dentalnews.com.br/produto/cavex-impresafe/#respond Wed, 08 Jan 2025 22:15:02 +0000 https://dentalnews.com.br/?post_type=product&p=586 Cavex ImpreSafe: Desinfetante rápido e eficaz para moldes odontológicos, eliminando 99,99% de microrganismos em 3 minutos. Compatível com alginato, silicone e poliéter, é seguro, não tóxico e possui aroma agradável.  ]]> Apresentação

Cavex Impresafe é o mais avançado, rápido e estável produto para desinfecção de moldes odontológicos. Desenvolvido para desinfetar todos os tipos de materiais de moldagens (alginatos, polisulfetos, poliéteres, silicones de condensação e de adição, godivas, pastas de óxido de zinco e eugenol) com segurança, sem alterações dimensionais significantes, com uma rapidez inigualável, apenas 3 minutos de contato com o molde e com uma estabilidade imbatível, cada porção preparada pode ser utilizada por até 7 semanas, se a solução estiver sem excesso de resíduos orgânicos. Cada porção de Cavex Impresafe pode desinfetar até 380 moldes, comprovadamente. Cavex Impresafe atua mesmo na presença de sangue nos moldes. 

 

Estudos científicos independentes publicados comprovam que o Cavex Impresafe não causa nenhum efeito deletério aos materiais de moldagem, no que diz respeito às suas propriedades de resistência e recuperação elástica, bem como na reprodução de detalhes. Estes estudos mostram também que o Cavex Impresafe é muito mais seguro para a qualidade dos moldes do que soluções de hipoclorito de sódio.

 

Cavex Impresafe foi testado e avaliado nos melhores laboratórios europeus (Alemanha, França, Suiça) e dos Estados Unidos e é eficaz na eliminação de bactérias, fungos e vírus, inclusive foi testado e avaliado contra o Coronavirus, causador da Covid 19. Dependendo da cepa do patógeno, Cavex Impresafe faz a eliminação de 99,99% (Log4) a 99,999% (Log5) destes micro-organismos que são os mais altos níveis possíveis de desinfecção. Acima destes somente a esterilização, porém esse processo normalmente destrói quase todos os materiais de moldagem, inutilizando-os.

 

Cavex Impresafe é comercializado em embalagens com 1 litro de solução concentrada que deve ser diluída em água na razão de 30ml de concentrado para 1 litro de água. Em se utilizando o período máximo de tempo avaliado, cada litro de concentrado rende 33 porções e cada porção pode ser utilizada por até 7 semanas enquanto o líquido estiver cristalino (sem excesso de resíduos orgânicos). Isso faz o Cavex Impresafe ser o mais duradouro e eficaz desinfetante para moldes do mercado.

 

Disponível nas seguintes apresentações:
Kit introdutório com: 1 litro de solução concentrada, 1 exclusivo container Cavex Impresafe com bandeja, 1 timer Cavex para marcar o tempo de desinfecção e 50 pacotes zip para armazenagem dos moldes desinfetados.

Refil com: 1 litro de solução concentrada.

Passo a Passo

  • Coloque 1 litro de água, até a marcação presente, no container Cavex Impresafe ou em um recipiente disponível para essa finalidade.

  • Desatarraxe as duas tampas do frasco de Cavex Impresafe e aperte o frasco até dispensar 30ml de solução concentrada na válvula que está presente no frasco.

  • Dispense o concentrado na recipiente com 1 litro de água. Fazendo desta forma, primeiro a água e depois o concentrado, diminui-se a quantidade de espuma gerada.

  • Coloque ou levante a bandeja e a apoie nas canaletas presentes no container do Cavex Impresafe e coloque os moldes, previamente enxaguados em água corrente, na bandeja.

  • Abaixe a bandeja com o molde para dentro da solução e ajuste o timer Cavex para 3 minutos.

  • Após o timer sinalizar que se passaram os 3 minutos levante a bandeja, aguarde alguns segundos até o líquido escorrer, retire o molde e enxágue-o novamente em água corrente para remover qualquer resíduo do desinfetante.

  • Após enxaguar o molde chacoalhe-o suavemente para remover resíduos de água e coloque-o dentro do saco zip Cavex assinalando, no local marcado, que este molde está desinfetado e confeccione o modelo ou envie ao seu  laboratório. 

Para uma visão rápida deste processo assista ao vídeo na nossa seção de vídeos ou clique no link abaixo.

ASSISTIR VÍDEO

 

Perguntas e Respostas

1- Que materiais de moldagem posso desinfetar com o Cavex Impresafe? 

Todos. O Cavex Impresafe não agride ou prejudica a estrutura de nenhum dos materiais de moldagem atualmente em uso no mercado.

 

2- De quanto em quanto tempo preciso preparar uma nova solução?

Quando uma porção nova é preparada, ou seja, quando diluímos 30ml de concentrado em 1 litro de água, esta solução fica com o aspecto de uma líquido azul claro cristalino. A medida que mais e mais moldes vão sendo desinfetados a coloração do líquido pode começar a alterar, isto entretanto não significa que ele está perdendo a eficiência. A solução deve ser substituída sempre que ficar turva, ou seja, com muitos resíduos orgânicos na solução. Estudos publicados indicam que o Cavex Impresafe é capaz de desinfetar 380 moldes, permanecendo ativo e eficaz por pelo menos 7 semanas.

 

3- Devo enxaguar o molde somente após retirar a moldeira da boca?

Não, o molde deve ser bem enxaguado em água corrente duas vezes, a primeira ao sair da boca, antes de colocar o molde na solução enxágue-o bem em água corrente e após retirá-lo da solução. O primeiro enxágue tem a função de remover resíduos orgânicos do molde, tais como, excesso de saliva, excesso de placa bacteriana e resíduos alimentares, ao fazer isso aumentaremos a vida útil da solução de Cavex Impresafe, mantendo o líquido cristalino por mais tempo. O segundo enxágue tem por função remover o excesso da solução desinfetante do molde. 

 

4- Posso desinfetar os moldes várias vezes?

Não, estudos mostram que a grande maioria dos materiais de moldagem aceitam apenas uma desinfecção, desinfecções múltiplas podem levar à alteração dimensional do molde.

 

5- Onde faço o descarte da solução usada?

A solução usada pode ser descartada na rede de esgotos normalmente, uma vez que não representa risco significativo ao meio ambiente.

 

6- Posso desinfetar instrumentais e peças protéticas com o Cavex Impresafe?

O Cavex Impresafe foi desenvolvido para desinfetar moldes dentários, que pela própria natureza de tais materiais são porosos e de superfícies irregulares. Nós da DentalNews acreditamos que sim, porém como não existem estudos publicados informando esta ação não podemos fazer tal alegação. Entretanto instrumentais e mesmo moldeiras são aparelhos mais lisos (livre de porosidades) e, portanto, apresentam menor dificuldade de fixação de micro-organismos. Até o momento o Cavex Impresafe é indicado apenas para desinfecção de moldes odontológicos.

 

7- O molde que preciso desinfetar tem resíduos de sangue proveniente de sulco gengival, preciso remover esse sangue para desinfetar?

Não é obrigatório, o Cavex Impresafe é eficaz mesmo na presença de matéria orgânica, como sangue por exemplo. Claro que sempre devemos enxaguar o molde em água corrente após remover a moldeira da boca para retirar o excesso de matéria orgânica que fica sobre o material de moldagem, mas se mesmo fazendo esse enxágue ainda permanecer algum resíduo de sangue a moldeira com o material pode ser colocado dentro da solução de Cavex Impresafe que esse desinfetará o molde e permanecerá ativo para outras desinfecções.

 

8- O molde que preciso desinfetar tem resíduos de sangue proveniente de sulco gengival, preciso remover esse sangue para desinfetar?

Não é obrigatório, o Cavex Impresafe é eficaz mesmo na presença de matéria orgânica, como sangue por exemplo. Claro que sempre devemos enxaguar o molde em água corrente após remover a moldeira da boca para retirar o excesso de matéria orgânica que fica sobre o material de moldagem, mas se mesmo fazendo esse enxágue ainda permanecer resíduos de sangue a moldeira com o material pode ser colocado dentro da solução de Cavex Impresafe que esse desinfetará o molde e permanecerá ativo para outras desinfecções.

 

9- Posso imergir um molde de alginato dentro do Cavex Impresafe? O molde não sofrerá alteração dimensional devido à embebição?

Você pode deixar o seu molde de alginato imerso no Cavex Impresafe pelo tempo recomendado de 3 minutos, sem problemas. O Cavex Impresafe é atualmente o material de desinfecção mais rápido do mercado, soluções de hipoclorito de sódio, glutaraldeído, iodo e outras necessitam de pelo menos 10 minutos de contato entre o desinfetante com o material de moldagem, o Cavex Impresafe necessita de apenas 3 minutos, só por este tempo 3X menor ele já é mais seguro para seu molde.

 

Outra explicação é que não é recomendado imergir moldes de alginato em água, pois aí sim você terá um risco de embebição. Nas soluções desinfetantes temos uma solução aquosa de um desinfetante qualquer, a água nestas soluções está unida à outras moléculas, do desinfetante por exemplo, e não está prontamente disponível para ser absorvida ou mesmo adsorvida pelo material de moldagem. É por isso que dentro dos períodos de tempo recomendados pelos fabricantes e pela literatura especializada você pode deixar o molde imerso nestas soluções. 

 

10- Imergir ou borrifar o molde com o desinfetante, o que é melhor e mais seguro?

A Associação Dental Americana (ADA) dos Estados Unidos, recomenda aos dentistas e técnicos estadunidenses que façam a imersão dos moldes em vez da aspersão (borrifar) do mesmo com o desinfetante. Entre as razões desta recomendação podemos citar as seguintes:

  1. Quando imergimos o molde na solução, temos maior certeza de que todas as áreas do molde (em suas mínimas reentrâncias) estarão em contato com a solução desinfetante. Quando apenas borrifamos pode ficar algum lugar que não foi “molhado” pelo desinfetante e por esta razão micro-organismos poderiam ainda permanecer vivos ou viáveis. Mesmo quando borrifamos bem e coloquemos o molde em um saco plástico ou caixa fechada.
  2. Quando imergimos o molde dentro da solução desinfetante temos uma quantidade “ilimitada” de desinfetante em contato com os micro-organismos que estão no molde. Já quando apenas borrifamos o mlde e o mantemos em um lugar fechado a quantidade de desinfetante sobre a superfície do molde e, por conseguinte, em contato com os micro-organismos é limitada, este desinfetante não é renovado.
  3. Quando o profissional borrifa o molde com o desinfetante ele tem o risco de espalhar no ar do seu consultório ou laboratório micro gotículas com bactérias e vírus que poderiam ser inaladas posteriormente pela equipe de trabalho e pacientes. Quando você deixa em imersão não há esse risco.
  4. Os trabalhos científicos publicados sobre o tema de desinfecção mostram que quando se deixam os moldes imersos em solução pelos tempos recomendados pelos fabricantes destas soluções, não ocorrem alterações dimensionais significantes. 

 

11- De quem é a responsabilidade da desinfecção do molde? Do dentista ou do laboratório de prótese?

Até hoje há controvérsias sobre o fato, em uma pesquisa realizada em 2005 na Holanda 40% dos entrevistados diziam ser responsabilidade do laboratório e 43% diziam ser do cirurgião dentista, 12% não sabiam e 5% diziam ser de ambos. 

 

Os estudos mostram que a grande maioria dos materiais de moldagem suportam apenas uma desinfecção, portanto a melhor forma de se corrigir isso é um diálogo entre as partes, dentista e técnico. Um destes deverá se responsabilizar pela desinfecção, pois os estudos sugerem que um modelo confeccionado sobre um molde infectado pode também ficar contaminado e ser um vetor para a transmissão de doenças. Para proteger toda a equipe devemos sempre desinfetar os moldes e todos os componentes protéticos, parafusos, copings e peças que entrem em contato com o meio bucal do paciente e voltem para o laboratório.

Informações ao Profissional

Armazenamento:

  • Armazene em local seco e fresco em seu recipiente original. 

Cuidados: 

  • Irritante para os olhos, pele e mucosas. 
  • Não misturar com outros produtos. Não ingerir.
  • Em caso de contato com os olhos e pele, lavar com água em abundância durante 15 minutos. Se a irritação persistir consulte um médico, levando a embalagem ou o rótulo do produto. 
  • Em caso de ingestão acidental, não induzir o vômito, consulte um médico imediatamente.
  • Evite tocar na solução concentrada ou diluída sem luvas de proteção. 

 

PERIGO! Causa danos se ingerido. CORROSIVO!

  • Causa queimaduras em contato com os olhos, pele e mucosas. 
  • Usar equipamentos de proteção adequados, tais como, luvas, óculos de proteção, avental etc. 
  • Não comer, beber ou fumar durante o uso do produto.

Proporção:

  • 30ml de concentrado para 1 litro de água.

 
Validade:
• 3 anos.

]]>
https://dentalnews.com.br/produto/cavex-impresafe/feed/ 0
Enamelite https://dentalnews.com.br/produto/enamelite/ https://dentalnews.com.br/produto/enamelite/#respond Wed, 08 Jan 2025 02:34:11 +0000 https://dentalnews.com.br/?post_type=product&p=563 Enamelite®: Spray cerâmico de baixa fusão para acabamento rápido e uniforme de restaurações dentárias. ✔️ Aplicação rápida em segundos ✔️ Compatível com todos os tipos de porcelana ✔️ Proporciona translucidez e fluorescência naturais ✔️ Resistente ao acúmulo de placa ✔️ Pode ser aplicado sobre pigmentos sem distorções Disponível em latas de 56g e 111g.]]> A Enamelite® é uma linha de sprays cerâmicos de baixa fusão desenvolvida pela Keystone Industries, projetada para proporcionar um acabamento uniforme e translúcido em restaurações de porcelana. Sua aplicação em aerossol permite uma cobertura rápida e consistente, melhorando a eficiência e a estética dos trabalhos protéticos.

Características principais:

✔ Aplicação Rápida e Uniforme: O sistema de aerossol permite aplicar uma camada fina e homogênea em segundos, reduzindo o tempo de trabalho e aumentando a produtividade.

✔ Compatibilidade Universal: Pode ser utilizado em todos os tipos de restaurações de porcelana, incluindo PFM’s, restaurações totalmente cerâmicas, zircônia monolítica, e.Max e outras.

✔ Translucidez e Fluorescência Naturais: Proporciona um acabamento que imita a superfície natural dos dentes, com fluorescência incorporada para garantir correspondência de cor sob luz natural e artificial.

✔ Resistência ao Acúmulo de Placa: Cria uma superfície lisa que resiste ao acúmulo de placa, contribuindo para a longevidade da restauração.

✔ Aplicação sobre Pigmentos: Pode ser aplicado sobre manchas de porcelana sem distorcer a caracterização ou os detalhes anatômicos.

Propriedades técnicas:

  • Tipo de Produto: Spray de glaze cerâmico de baixa fusão
  • Tempo de Aplicação: Menos de 10 segundos para uma ou múltiplas unidades
  • Compatibilidade: Todos os sistemas de porcelana dentária
  • Disponibilidade: Latas de 56g (2oz) e 111g (3.9oz)

Modo de uso:

  1. Preparação: Finalize a restauração cerâmica conforme as instruções do fabricante.
  2. Limpeza: Jateie com óxido de alumínio e limpe a restauração para remover resíduos.
  3. Aplicação de Pigmentos: Aplique os pigmentos desejados e seque.
  4. Agitação: Agite a lata vigorosamente por aproximadamente 20 segundos.
  5. Aplicação do Spray: Segure a lata a cerca de 10 a 15 cm da restauração e aplique curtos jatos ao redor da peça, evitando pulverização prolongada para prevenir acúmulo excessivo.
  6. Queima: Coloque a restauração na bandeja de queima e siga as recomendações de temperatura do fabricante, geralmente em torno de 780°C.
]]>
https://dentalnews.com.br/produto/enamelite/feed/ 0
Tocha a Alcool https://dentalnews.com.br/produto/tocha-a-alcool/ https://dentalnews.com.br/produto/tocha-a-alcool/#respond Wed, 08 Jan 2025 02:32:00 +0000 https://dentalnews.com.br/?post_type=product&p=561 Tocha a Álcool: Dispositivo portátil para gerar chama de precisão em laboratórios odontológicos. ✔️ Chama tipo agulha para trabalhos detalhados ✔️ Operação simples com pressão na garrafa plástica ✔️ Utiliza álcool denaturado como combustível ✔️ Base estável para prevenir tombamentos ✔️ Versátil: funciona como tocha e lâmpada de álcool Ideal para modelagem de cera e ajustes de próteses.]]> A tocha a álcool é um dispositivo portátil utilizado em laboratórios odontológicos para gerar uma chama de precisão, essencial em procedimentos como modelagem de cera, ajustes de próteses e outras tarefas que requerem aquecimento controlado.

Características principais:

✔ Chama de Ponta Fina: Produz uma chama tipo agulha, permitindo trabalhos detalhados e precisos.

✔ Operação Simples: A chama é ativada com uma leve pressão na garrafa plástica, facilitando o uso.

✔ Alimentação por Álcool Denaturado: Utiliza álcool denaturado como combustível, oferecendo uma opção econômica e de fácil reposição.

✔ Base Estável: A base da garrafa é ponderada com materiais como esferas de vidro, aumentando a estabilidade e prevenindo tombamentos.

✔ Versatilidade: Pode ser utilizada tanto como tocha quanto como lâmpada de álcool, adaptando-se a diversas necessidades laboratoriais.

Aplicações:

  • Modelagem de Cera: Essencial para aquecer e manipular ceras durante a confecção de próteses e outros dispositivos odontológicos.
  • Ajustes de Próteses: Facilita a modificação e adaptação de próteses dentárias, permitindo ajustes precisos.
  • Procedimentos de Laboratório: Utilizada em diversas tarefas que requerem uma fonte de calor controlada e portátil.

Modo de uso:

  1. Abastecimento: Encha o recipiente com álcool denaturado, garantindo que não haja derramamentos.
  2. Acendimento: Pressione suavemente a garrafa plástica para liberar o vapor de álcool e acenda a chama com um fósforo ou isqueiro.
  3. Ajuste da Chama: Controle a intensidade da chama variando a pressão aplicada na garrafa.
  4. Extinção: Para apagar a chama, interrompa a pressão na garrafa e coloque a tampa protetora após a chama se extinguir completamente.
]]>
https://dentalnews.com.br/produto/tocha-a-alcool/feed/ 0
Wax Gloss https://dentalnews.com.br/produto/wax-gloss/ https://dentalnews.com.br/produto/wax-gloss/#respond Wed, 08 Jan 2025 02:28:20 +0000 https://dentalnews.com.br/?post_type=product&p=559 Wax Gloss: Solução líquida para acabamento brilhante em ceras odontológicas. ✔️ Aplicação fácil ✔️ Brilho rápido e duradouro ✔️ Melhora a estética em enceramentos Ideal para próteses totais e fixas.]]> A Wax Gloss é uma solução líquida desenvolvida para proporcionar acabamento brilhante em ceras utilizadas na odontologia, como ceroplastias, próteses dentárias e blocos de mordida.

Características principais:

✔ Consistência Líquida: Facilita a aplicação uniforme sobre a superfície da cera.

✔ Brilho Rápido e Duradouro: Proporciona um brilho intenso em poucos segundos, melhorando a apresentação estética durante a prova do enceramento.

✔ Melhora a Experiência do Paciente: O acabamento brilhante oferece uma visualização mais realista das próteses durante as provas, aumentando a satisfação do paciente.

Aplicações:

  • Enceramentos de Prótese Total: Melhora o aspecto estético das próteses durante as provas.
  • Dentes em Prótese Fixa: Proporciona brilho e realismo aos dentes encerados.

Modo de uso:

  1. Certifique-se de que a superfície da cera esteja limpa e seca.
  2. Aplique uma camada fina e uniforme da solução Wax Gloss sobre a cera utilizando um pincel adequado.
  3. Aguarde alguns segundos para que o brilho se manifeste plenamente.
  4. Proceda com a prova do enceramento ou outras etapas conforme necessário.

 

 

]]>
https://dentalnews.com.br/produto/wax-gloss/feed/ 0