Gessos e Materiais Auxiliares – DentalNews https://dentalnews.com.br Produtos Odontológicos Mon, 10 Mar 2025 21:05:58 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=6.7.2 https://dentalnews.com.br/wp-content/uploads/2024/05/Design-sem-nome-2-150x150.png Gessos e Materiais Auxiliares – DentalNews https://dentalnews.com.br 32 32 Esthetic Base Gold https://dentalnews.com.br/produto/esthetic-base-gold/ https://dentalnews.com.br/produto/esthetic-base-gold/#respond Wed, 08 Jan 2025 22:17:54 +0000 https://dentalnews.com.br/?post_type=product&p=588 Esthetic Base Gold: Gesso especial Tipo IV reforçado com resina, oferecendo alta resistência (110 MPa), baixa expansão (<0,08%) e presa rápida (30 minutos), ideal para modelos odontológicos precisos. Para mais informações, visite o site oficial do fabricante.]]> ESTHETIC – BASE GOLD é um gesso do tipo 4 (especial) que está de acordo com a norma ISO 6873:2013. Apresenta propriedades físicas impressionantes, cor atraente, aroma de baunilha e formulação especial e pode ser utilizado para qualquer tipo de tipo de trabalhos de coroas e próteses fixas bem como para os trabalhos realizados através da técnica de CAD/CAM. Com o ESTHETIC – BASE GOLD você obtém um foco ótimo e altíssimos valores de Dureza Vickers sem a necessidade de se fazer pré-condicionamento na superfície do modelo (aplicação de sprays). É o gesso perfeito para uso em scanners para trabalhos digitalizados.

Disponível nas seguintes apresentações:
caixas de 25kg e pacote de 1kg. Cor dourada.

PROPRIEDADES FÍSICAS – O DIFERENCIAL DE QUALIDADE DENTONA

Esthetic Base Gold

O passo a passo para a confecção de um modelo perfeito

1. Desinfete e examine a impressão.

2. Antes de verter o gesso lave a impressão em água corrente e remova o excesso de água.

3. Caso esteja vertendo o gesso em um material hidrofóbico sugerimos a utilização de um redutor de tensão superficial, como o Copie-Flux, para proporcionar um melhor contato entre o gesso e a superfície do molde, reduzindo assim a quantidade de bolhas superficiais no modelo.

4. Proporcione corretamente a água e o pó. O gesso somente desenvolve suas propriedades físicas ótimas quando se utiliza a proporção correta de água e pó, o método mais adequado para proporcionamento de água e pó é por peso, ou seja, utilizando balança, tenha sempre em mente que de acordo com o Sistema Métrico Internacional, 1ml de água destilada equivale à 1g de água destilada. Para o Esthetic Base Gold use 20ml ou 20g de água para 100g de pó. Recomendamos sempre a utilização de água destilada para todo e qualquer tipo de gesso.

5. Proporcione primeiro a água no gral (cuba de espatulação) e na sequência coloque a quantidade exata de pó gradualmente, isso reduz a formação de grumos e facilita o processo de espatulação e por consequência a quantidade de bolhas no interior do modelo.

6. Deixe todo o pó ser absorvido pela água, por 20 a 30 segundos antes de começar a espatulação.

7. Espatule constantemente o material pelo tempo indicado na embalagem, sob espatulação mecânica (à vácuo) por 60 segundos, se for manualmente, com gral e espátula, por 120 segundos. Se o espatulador à vácuo permitir regulagem do nível de vácuo, reduza o vácuo do equipamento para 75% do máximo permitido pelo espatulador, isso evitará o surgimento de bolhas de ar na água.

8. Se tiver um vibrador coloque o gral ou cuba de espatulação sobre este por poucos segundos, apenas o bastante para que o material escoe das paredes da cuba e colete pequenas porções do gesso de cada vez, quando for levar o gesso ao molde. Deixe o molde sobre o vibrador apenas enquanto estiver vertendo o gesso neste, remova o molde da vibração enquanto estiver coletando mais gesso da cuba. Um instrumento de ponta fina arredondada pode ser utilizado para se certificar de que não esteja ocorrendo o aprisionamento de bolhas de ar no interior do gesso.

9. Se estiver vertendo o gesso sobre um molde de alginato, aconselhamos manter o molde com o gesso dentro de uma câmara umidificadora durante a cristalização do gesso para evitar que o material de impressão “absorva” a água do gesso e resulte em cristalização inadequada do mesmo.

10. Para se criar retenções adicionais na base do modelo, sugerimos a colocação de um plástico bolha sobre o gesso enquanto a superfície deste ainda estiver modelável, pois assim o gesso cristalizará já com retenções.

Perguntas e Respostas

1. Posso utilizar o ESTHETIC – BASE GOLD com qualquer tipo de scanner?
Sim, o ESTHETIC – BASE GOLD foi desenvolvido especialmente para utilização em scanners. Sua coloração e textura superficial garante ótima leitura do modelo pelos vários tipos de scanners disponíveis no mercado, especialmente os fabricados pela empresa Sirona.

2. Preciso aplicar um pó para digitalização na superfície do modelo antes deste ser escaneado?
Não a coloração e textura superficial já foi desenvolvida para ótima leitura nos scanners, não há necessidade alguma de qualquer tipo de pó para preparação do modelo.

3. Qual a vida útil do gesso ESTHETIC – BASE GOLD?
Mantido dentro de sua embalagem original, fechada 2 anos. Depois de aberto vai depender das condições de armazenamento, aconselha-se manter o gesso e outros materiais sensíveis a umidade em local seco e fresco. O contato com a água e mesmo com umidade do ar pode alterar as propriedades do material, por isso devemos armazenar o pó em embalagens bem fechadas.

4. Posso manipular o gesso ESTHETIC – BASE GOLD manualmente?
Sim, o que deve se ter em mente é que para que a mistura fique bem homogênea é preciso 120 segundos de espatulação manual. Pode haver a inclusão de bolhas de ar, quando da manipulação manual do material.

5. Qual o tempo de presa do ESTHETIC – BASE GOLD?
A presa inicial se dá em 13 a 14 minutos e a presa final ou remoção do molde se dá em 30 minutos (para moldes de alginato) e 40 minutos (para moldes de silicone).

6. Qual a importância do efeito “expansão de presa” nos gessos odontológicos?
O principal fator é a distorção, quanto maior a expansão de presa originada na cristalização do gesso, maior a diferença entre a realidade (boca do paciente) e o trabalho no laboratório. O ESTHETIC – BASE GOLD é capaz de combinar uma das mais baixas expansões do mercado com a maior resistência compressiva, mesmo após 48h. Algumas marcas de gesso afirmam possuir este mesmo grau de expansão, porém, após 24 horas esta expansão é aumentada, o que leva a problemas no trabalho protético.

Informações ao Profissional

Armazenamento:
• Armazene em local seco e fresco em um recipiente bem fechado. A exposição do gesso ao ar, especialmente com alta umidade, altera as propriedades do material. Esvazie o seu recipiente de armazenamento completamente quando for abrir um novo pacote de gesso e limpe-o completamente com um pano seco. Sempre utilize uma espátula ou colher limpa e seca para dispensar o pó.

Cuidados:
• Não inale o pó. Em caso de contato com os olhos lave com água abundante. Utilize óculos e máscara de proteção ao desgastar ou cortar o gesso após sua presa.

Validade:
• 2 anos.

]]>
https://dentalnews.com.br/produto/esthetic-base-gold/feed/ 0
Esthetic Base 300 https://dentalnews.com.br/produto/esthetic-base-300/ https://dentalnews.com.br/produto/esthetic-base-300/#respond Wed, 08 Jan 2025 22:13:09 +0000 https://dentalnews.com.br/?post_type=product&p=584 Esthetic Base 300: Gesso especial Tipo IV reforçado com resina para modelos odontológicos precisos. ✔️ Alta resistência mecânica (>110 MPa) ✔️ Baixa expansão linear (<0,08%) ✔️ Presa rápida (30 minutos) ✔️ Ideal para troquéis, antagonistas e modelos de estudo]]> ESTHETIC BASE 300 é um gesso tipo 4 (especial) que está de acordo com a norma ISO 6873:2013. ESTHETIC BASE 300 é um gesso reforçado com resina extremamente preciso e com baixíssima expansão de presa (abaixo de 0,08%) sua resistência compressiva de 110MPa e dureza Rockwell de 300 supera todos os outros gessos tipo 4 do mercado. ESTHETIC BASE 300 é altamente tixotrópico e pode ser removido rapidamente dos moldes. ESTHETIC BASE 300 é adequado para todos os tipos de modelos, modelos troquelados, antagonistas e modelos de estudo. Sua textura de superfície lisa e compacta e seu exclusivo aroma de baunilha conferem ao ESTHETIC BASE 300 uma apresentação diferenciada ao seu modelo.

ESTHETIC BASE 300 é a união perfeita de precisão, resistência e facilidade de uso.

Disponível nas seguintes apresentações:
caixas de 25kg e pacote de 1kg. Cor Vanilla.

Vantagens e Benefícios

PROPRIEDADES FÍSICAS – O DIFERENCIAL DE QUALIDADE DENTONA

Esthetic Base 300

O passo a passo para a confecção de um modelo perfeito

1. Desinfete e examine a impressão.

2. Antes de verter o gesso lave a impressão em água corrente e remova o excesso de água.

3. Caso esteja vertendo o gesso em um material hidrofóbico sugerimos a utilização de um redutor de tensão superficial, como o Copie-Flux, para proporcionar um melhor contato entre o gesso e a superfície do molde, reduzindo assim a quantidade de bolhas superficiais no modelo.

4. Proporcione corretamente a água e o pó. O gesso somente desenvolve suas propriedades físicas ótimas quando se utiliza a proporção correta de água e pó, o método mais adequado para proporcionamento de água e pó é por peso, ou seja, utilizando balança, tenha sempre em mente que de acordo com o Sistema Métrico Internacional, 1ml de água destilada equivale à 1g de água destilada. Para o Esthetic Base 300 use 20ml ou 20g de água para 100g de pó. Recomendamos sempre a utilização de água destilada para todo e qualquer tipo de gesso.

5. Proporcione primeiro a água no gral (cuba de espatulação) e na sequência coloque a quantidade exata de pó gradualmente, isso reduz a formação de grumos e facilita o processo de espatulação e por consequência a quantidade de bolhas no interior do modelo. 

6. Deixe todo o pó ser absorvido pela água, por 20 a 30 segundos antes de começar a espatulação.

7. Espatule constantemente o material pelo tempo indicado na embalagem, sob espatulação mecânica (à vácuo) por 60 segundos, se for manualmente, com gral e espátula, por 120 segundos. Se o espatulador à vácuo permitir regulagem do nível de vácuo, reduza o vácuo do equipamento para 75% do máximo permitido pelo espatulador, isso evitará o surgimento de bolhas de ar na água. 

8. Se tiver um vibrador coloque o gral ou cuba de espatulação sobre este por poucos segundos, apenas o bastante para que o material escoe das paredes da cuba e colete pequenas porções do gesso de cada vez, quando for levar o gesso ao molde. Deixe o molde sobre o vibrador apenas enquanto estiver vertendo o gesso neste, remova o molde da vibração enquanto estiver coletando mais gesso da cuba. Um instrumento de ponta fina arredondada pode ser utilizado para se certificar de que não esteja ocorrendo o aprisionamento de bolhas de ar no interior do gesso.

9. Se estiver vertendo o gesso sobre um molde de alginato, aconselhamos manter o molde com o gesso dentro de uma câmara umidificadora durante a cristalização do gesso para evitar que o material de impressão “absorva” a água do gesso e resulte em cristalização inadequada do mesmo.

10. Para se criar retenções adicionais na base do modelo, sugerimos a colocação de um plástico bolha sobre o gesso enquanto a superfície deste ainda estiver modelável, pois assim o gesso cristalizará já com retenções.

Esthetic Base 300 > Downloads
Conteúdo: Imagens: Produto

Perguntas e Respostas
1. Qual a vida útil do gesso ESTHETIC – BASE 300?
Mantido dentro de sua embalagem original fechada, 2 anos. Depois de aberto vai depender das condições de armazenamento, aconselha-se manter o gesso e outros materiais sensíveis a umidade em local seco e fresco. O contato com a água e mesmo com umidade do ar pode alterar as propriedades do material, por isso devemos armazenar o pó em embalagens bem fechadas.

2. Posso manipular o gesso ESTHETIC – BASE 300 manualmente?
Sim, o que deve se ter em mente é que para que a mistura fique bem homogênea é preciso 120 segundos de espatulação manual.

3. Qual o tempo de presa do ESTHETIC – BASE 300?
A presa inicial se dá em 12 a 13 minutos e a presa final ou remoção do molde se dá em 30 minutos (para moldes de alginato) e 40 minutos (para moldes de silicone).

4. Qual a importância do efeito “expansão de presa” nos gessos odontológicos?
O principal fator é a distorção, quanto maior a expansão de presa originada na cristalização do gesso, maior a diferença entre a realidade (boca do paciente) e o trabalho no laboratório. O ESTHETIC – BASE 300 é capaz de combinar uma das mais baixas expansões do mercado com a maior resistência compressiva, mesmo após 48h. Algumas marcas de gesso afirmam possuir este mesmo grau de expansão, porém, após 24 horas esta expansão é aumentada, o que leva a problemas no trabalho protético.

Informações ao Profissional
Armazenamento:
• Armazene em local seco e fresco em um recipiente bem fechado. A exposição do gesso ao ar, especialmente com alta umidade, altera as propriedades do material. Esvazie o seu recipiente de armazenamento completamente quando for abrir um novo pacote de gesso e limpe-o completamente com um pano seco. Sempre utilize uma espátula ou colher limpa e seca para dispensar o pó.

Cuidados:
• Não inale o pó. Em caso de contato com os olhos lave com água abundante. Utilize óculos e máscara de proteção ao desgastar ou cortar o gesso após sua presa.

Validade:
• 2 anos.

]]>
https://dentalnews.com.br/produto/esthetic-base-300/feed/ 0
Esthetic Base Gold Quick https://dentalnews.com.br/produto/esthetic-base-gold-quick/ https://dentalnews.com.br/produto/esthetic-base-gold-quick/#respond Wed, 08 Jan 2025 22:11:13 +0000 https://dentalnews.com.br/?post_type=product&p=582 Gold Quick: Resina composta fotopolimerizável para restaurações estéticas de alta qualidade. ✔️ Estética superior ✔️ Facilidade de aplicação ✔️ Durabilidade Indicada para restaurações diretas em dentes anteriores e posteriores. Para mais informações, visite o site oficial do fabricante.]]> ESTHETIC – BASE GOLD QUICK é um gesso tipo 4 (especial), que está de acordo com a norma ISO 6873:2013, de presa EXTRA-RÁPIDA, o modelo fica pronto para ser removido do molde em apenas 10 minutos. Apresenta propriedades físicas impressionantes, cor atraente, aroma de baunilha e formulação especial e pode ser utilizado para qualquer tipo de tipo de trabalhos de coroas e próteses fixas bem como para os trabalhos realizados através da técnica de CAD/CAM. Com o ESTHETIC – BASE GOLD QUICK você obtém um foco ótimo e altíssimos valores de Dureza Vickers sem a necessidade de se fazer pré-condicionamento na superfície do modelo e tudo isso em apenas 10 minutinhos. É o gesso perfeito para uso em scanners para trabalhos digitalizados.

Disponível nas seguintes apresentações:

caixas de 25kg e pacote de 1kg. Cor dourada.

Vantagens e Benefícios

PROPRIEDADES FÍSICAS – O DIFERENCIAL DE QUALIDADE DENTONA

Esthetic Base Gold Quick

O passo a passo para a confecção de um modelo perfeito

1. Desinfete e examine a impressão.

2. Antes de verter o gesso lave a impressão em água corrente e remova o excesso de água.

3. Caso esteja vertendo o gesso em um material hidrofóbico sugerimos a utilização de um redutor de tensão superficial, como o Copie-Flux, para proporcionar um melhor contato entre o gesso e a superfície do molde, reduzindo assim a quantidade de bolhas superficiais no modelo.

4. Proporcione corretamente a água e o pó. O gesso somente desenvolve suas propriedades físicas ótimas quando se utiliza a proporção correta de água e pó, o método mais adequado para proporcionamento de água e pó é por peso, ou seja, utilizando balança, tenha sempre em mente que de acordo com o Sistema Métrico Internacional, 1ml de água destilada equivale à 1g de água destilada. Para o Esthetic Base Gold Quick use 20ml ou 20g de água para 100g de pó. Recomendamos sempre a utilização de água destilada para todo e qualquer tipo de gesso.

5. Proporcione primeiro a água no gral (cuba de espatulação) e na sequência coloque a quantidade exata de pó gradualmente, isso reduz a formação de grumos e facilita o processo de espatulação e por consequência a quantidade de bolhas no interior do modelo.

6. Deixe todo o pó ser absorvido pela água, por 20 a 30 segundos antes de começar a espatulação.

7. Espatule constantemente o material pelo tempo indicado na embalagem, sob espatulação mecânica (à vácuo) por 30 segundos, se for manualmente, com gral e espátula, por 60 segundos. Se o espatulador à vácuo permitir regulagem do nível de vácuo, reduza o vácuo do equipamento para 75% do máximo permitido pelo espatulador, isso evitará o surgimento de bolhas de ar na água.

8. Se tiver um vibrador coloque o gral ou cuba de espatulação sobre este por poucos segundos, apenas o bastante para que o material escoe das paredes da cuba e colete pequenas porções do gesso de cada vez, quando for levar o gesso ao molde. Deixe o molde sobre o vibrador apenas enquanto estiver vertendo o gesso neste, remova o molde da vibração enquanto estiver coletando mais gesso da cuba. Um instrumento de ponta fina arredondada pode ser utilizado para se certificar de que não esteja ocorrendo o aprisionamento de bolhas de ar no interior do gesso.

9. Se estiver vertendo o gesso sobre um molde de alginato, aconselhamos manter o molde com o gesso dentro de uma câmara umidificadora durante a cristalização do gesso para evitar que o material de impressão “absorva” a água do gesso e resulte em cristalização inadequada do mesmo.

10. Para se criar retenções adicionais na base do modelo, sugerimos a colocação de um plástico bolha sobre o gesso enquanto a superfície deste ainda estiver modelável, pois assim o gesso cristalizará já com retenções.

Clique nos links abaixo e assista os vídeos:

Vídeo 1

Vídeo 2

Perguntas e Respostas

1. Posso utilizar o ESTHETIC – BASE GOLD QUICK com qualquer tipo de scanner?
Sim, o ESTHETIC – BASE GOLD foi desenvolvido especialmente para utilização em scanners. Sua coloração e textura superficial garante ótima leitura do modelo pelos vários tipos de scanners disponíveis no mercado.

2. Preciso aplicar um pó para digitalização na superfície do modelo antes deste ser escaneado?
Não a coloração e textura superficial já foi desenvolvida para ótima leitura nos scanners, não há necessidade alguma de qualquer tipo de pó para preparação do modelo.

3. Qual a vida útil do gesso ESTHETIC – BASE GOLD QUICK?
Mantido dentro de sua embalagem original fechada, 2 anos. Depois de aberto vai depender das condições de armazenamento, aconselha-se manter o gesso e outros materiais sensíveis a umidade em local seco e fresco. O contato com a água e mesmo com umidade do ar pode alterar as propriedades do material, por isso devemos armazenar o pó em embalagens bem fechadas.

4. Posso manipular o gesso ESTHETIC – BASE GOLD QUICK manualmente?
Sim, o que deve se ter em mente é que para que a mistura fique bem homogênea é preciso 60 segundos de espatulação manual e que pode ocorrer a inclusão de bolhas de ar, quando da manipulação manual do material.

5. Qual o tempo de presa do ESTHETIC – BASE GOLD QUICK?
A presa final ou remoção do molde se dá em 10 minutos.

6. Qual a importância do efeito “expansão de presa” nos gessos odontológicos?
O principal fator é a distorção, quanto maior a expansão de presa originada na cristalização do gesso, maior a diferença entre a realidade (boca do paciente) e o trabalho no laboratório. O ESTHETIC – BASE GOLD QUICK é capaz de combinar uma das mais baixas expansões do mercado com a maior resistência compressiva, mesmo após 48h. Algumas marcas de gesso afirmam possuir este mesmo grau de expansão, porém, após 24 horas esta expansão é aumentada, o que leva a problemas no trabalho protético.

Informações ao Profissional

Armazenamento:
• Armazene em local seco e fresco em um recipiente bem fechado. A exposição do gesso ao ar, especialmente com alta umidade, altera as propriedades do material. Esvazie o seu recipiente de armazenamento completamente quando for abrir um novo pacote de gesso e limpe-o completamente com um pano seco. Sempre utilize uma espátula ou colher limpa e seca para dispensar o pó.

Cuidados:
• Não inale o pó. Em caso de contato com os olhos lave com água abundante. Utilize óculos e máscara de proteção ao desgastar ou cortar o gesso após sua presa.

Validade:
• 2 anos.

]]>
https://dentalnews.com.br/produto/esthetic-base-gold-quick/feed/ 0
Model-Sep https://dentalnews.com.br/produto/model-sep/ https://dentalnews.com.br/produto/model-sep/#respond Wed, 08 Jan 2025 22:07:13 +0000 https://dentalnews.com.br/?post_type=product&p=578 Model-Sep: Agente separador para modelos de gesso odontológicos. ✔️ Separação limpa sem resíduos ✔️ Secagem rápida ao contato ✔️ Não forma película ✔️ Compatível com todos os tipos de gesso Ideal para procedimentos que requerem isolamento eficiente entre camadas de gesso. Para mais informações, visite o site oficial do fabricante.]]> O Model Sep Tininha Gomes é um separador/isolante de gesso e resinas compostas ou cerâmicas indicado para uso clínico e laboratorial. No consultório sua principal indicação é a confecção de restaurações semi-diretas ou indiretas feitas pelo próprio cirurgião dentista. Nesta técnica o profissional faz o preparo dentário, inlays, onlays, facetas e etc, molda o paciente e confecciona o modelo. Com o modelo pronto aplica 3 camadas de Model Sep e pode então confeccionar a restauração sobre o modelo sem receio desta ficar presa no modelo, depois disso é só levar a restauração pronta ao dente do paciente e cimentar da forma que preferir. O grande diferencia/vantagem do Model Sep é que ele isola sem deixar camada alguma que possa interferir com a restauração que foi confeccionada e tem um tempo de presa imediato.

No laboratório ele pode ser aplicado sobre o modelo/troquel antes de aplicar a cerâmica impedindo que esta fique aderida ao gesso.

Desenvolvido especialmente para a professora Tininha Gomes o Model Sep Tininha Gomes vem em uma quantidade ideal para o cirurgião dentista – 14ml e na cor rosa, que não interfere de forma alguma com a resina ou cerâmica que será aplicada sobre o modelo isolado.

Disponível na seguinte apresentação:
Frasco com 14ml de separador/isolante.

 

Vantagens e Benefícios

Passo a passo

Instruções de Uso:

  1. Após executar o preparo dos dentes em boca. Faça a moldagem dos dentes com um alginato de excelente poder de cópia, recomendamos o mais preciso do mundo, Cavex Cream. Imediatamente ou em até 48 horas depois, neste segundo caso armazene o molde em um saco plástico bem fechado sem algodão, papel ou gaze umedecida, confeccione o modelo de gesso. Caso deseje confeccionar a restauração imediatamente recomendamos o gesso Esthetic Base Gold Quick da Dentona que tem um tempo de presa de 10 minutos.
  2. Após a presa do modelo de gesso remova-o do molde e aplique de duas a três camadas do Model Sep Tininha Gomes sobre as áreas preparadas e vizinhas.
  3. Em seguida pode confeccionar a restauração sobre o modelo com a resina composta de sua preferência, utilizando sua técnica desejada.
  4. Após a restauração ser polimerizada e acabada remova-a do modelo e limpe a face interna da mesma utilizando a técnica desejada para remover resíduos e cimente-a ao preparo, em boca, usando a técnica adesiva de sua preferência.

Vídeos mostrando o uso do ModelSep https://youtu.be/xazi2IYJn38, https://youtube.com/shorts/PM55NkNIi2I

Perguntas e Respostas

  1. Posso aplicar o Model Sep Tininha Gomes sobre qualquer tipo de gesso?

Sim, o Model Sep Tininha Gomes é compatível com qualquer gesso do mercado.

  1. Demora muito para poder usar?

Não, no máximo 10 segundos, basta aplicar sobre o modelo que em apenas alguns segundos o veículo evapora deixando a superfície do gesso incapaz de se aderir à resina composta aplicada sobre ele.

  1. Devo tomar algum cuidado antes de aplicar o Model Sep Tininha Gomes sobre o modelo de gesso?

Sim, todas as retenções devem ser removidas antes da aplicação do separador/isolante, pois caso contrário a restauração poder é ficar retida mecanicamente ao preparo e não por falha de isolamento. É muito importante que a restauração não contorne áreas como incisais e proximais de forma que fiquem “presas” ao preparo. Como em qualquer preparo para restaurações indiretas as margens devem ser expulsivas e não retentivas.

Informações ao Profissional

Armazenamento:
• Armazene em local seco e fresco, longe da luz solar e de chama. Após o uso fechar bem a tampa do frasco para não permitir a evaporação do solvente.

Cuidados:
• No laboratório não manusear o produto próximo a chama aberta, pois contém materiais inflamáveis como álcool isopropílico como veículo solvente.

]]>
https://dentalnews.com.br/produto/model-sep/feed/ 0
Number One https://dentalnews.com.br/produto/number-one/ https://dentalnews.com.br/produto/number-one/#respond Wed, 08 Jan 2025 22:05:19 +0000 https://dentalnews.com.br/?post_type=product&p=576 Number One: Gesso especial Tipo IV de alta dureza (400 MPa) e resistência compressiva (125 MPa), ideal para modelos de coroas, próteses fixas e técnicas CAD/CAM. ✔️ Baixa expansão linear ✔️ Superfície lisa e brilhante ✔️ Aroma de baunilha Indicado para troquéis de alta resistência e trabalhos precisos.]]> Number 1 – É um gesso tipo 4 (especial) que está de acordo com a norma ISO 6873:2013. É o gesso de maior dureza do mercado 400 MPa e maior resistência compressiva 125MPa. Apresenta bordos de preparos inquebráveis. Textura de superfície extremamente lisa e brilhante. Baixa expansão <0,08% em 2 horas e com a menor expansão tardia do mercado mesmo após 48 horas, entre 0,09% e 0,10%. Apresenta aroma de baunilha. Sua cor especial interfere menos e realça a beleza das cerâmicas, fotograficamente resulta em um modelo muito mais bonito. Facilita a visualização de texturas e delimitações. É indicado para qualquer tipo de tipo de trabalhos de coroas e próteses fixas bem como para os trabalhos realizados através da técnica de CAD/CAM.

Disponível nas seguintes apresentações:
caixas de 25kg e pacote de 1kg. Cor Cashmere

Vantagens e Benefícios

PROPRIEDADES FÍSICAS – O DIFERENCIAL DE QUALIDADE DENTONA

O passo a passo para a confecção de um modelo perfeito

1. Desinfete e examine a impressão.

2. Antes de verter o gesso lave a impressão em água corrente e remova o excesso de água.

3. Caso esteja vertendo o gesso em um material hidrofóbico sugerimos a utilização de um redutor de tensão superficial, como o Copie-Flux, para proporcionar um melhor contato entre o gesso e a superfície do molde, reduzindo assim a quantidade de bolhas superficiais no modelo.

4. Proporcione corretamente a água e o pó. O gesso somente desenvolve suas propriedades físicas ótimas quando se utiliza a proporção correta de água e pó, o método mais adequado para proporcionamento de água e pó é por peso, ou seja, utilizando balança, tenha sempre em mente que de acordo com o Sistema Métrico Internacional, 1ml de água destilada equivale à 1g de água destilada. Para o Number 1 use 18ml ou 18g de água para 100g de pó. Recomendamos sempre a utilização de água destilada para todo e qualquer tipo de gesso.

5. Proporcione primeiro a água no gral (cuba de espatulação) e na sequência coloque a quantidade exata de pó gradualmente, isso reduz a formação de grumos e facilita o processo de espatulação e por consequência a quantidade de bolhas no interior do modelo.

6. Deixe todo o pó ser absorvido pela água, por 20 a 30 segundos antes de começar a espatulação.

7. Espatule constantemente o material pelo tempo indicado na embalagem, sob espatulação mecânica (à vácuo) por 60 segundos, se for manualmente, com gral e espátula, por 120 segundos. Se o espatulador à vácuo permitir regulagem do nível de vácuo, reduza o vácuo do equipamento para 75% do máximo permitido pelo espatulador, isso evitará o surgimento de bolhas de ar na água.

8. Se tiver um vibrador coloque o gral ou cuba de espatulação sobre este por poucos segundos, apenas o bastante para que o material escoe das paredes da cuba e colete pequenas porções do gesso de cada vez, quando for levar o gesso ao molde. Deixe o molde sobre o vibrador apenas enquanto estiver vertendo o gesso neste, remova o molde da vibração enquanto estiver coletando mais gesso da cuba. Um instrumento de ponta fina arredondada pode ser utilizado para se certificar de que não esteja ocorrendo o aprisionamento de bolhas de ar no interior do gesso.

9. Se estiver vertendo o gesso sobre um molde de alginato, aconselhamos manter o molde com o gesso dentro de uma câmara umidificadora durante a cristalização do gesso para evitar que o material de impressão “absorva” a água do gesso e resulte em cristalização inadequada do mesmo.

10. Para se criar retenções adicionais na base do modelo, sugerimos a colocação de um plástico bolha sobre o gesso enquanto a superfície deste ainda estiver modelável, pois assim o gesso cristalizará já com retenções.

Clique aqui e Confira o vídeo

Perguntas e Respostas

1. Qual a vida útil do gesso Number 1?
Mantido dentro de sua embalagem original fechada, 2 anos. Depois de aberto vai depender das condições de armazenamento, aconselha-se manter o gesso e outros materiais sensíveis a umidade em local seco e fresco. O contato com a água e mesmo com umidade do ar pode alterar as propriedades do material, por isso devemos armazenar o pó em embalagens bem fechadas.

2. Posso manipular o gesso Number 1 manualmente?
Sim, o que deve se ter em mente é que para que a mistura fique bem homogênea é preciso 120 segundos de espatulação manual e de que pode ocorrer a inclusão de bolhas de ar, quando da manipulação manual do material.

3. Qual o tempo de presa do gesso Number 1?
A presa final ou remoção do molde se dá em 30 minutos (para moldes de alginato) e 40 minutos (para moldes de silicone).

4. Posso utilizar o gesso Number 1 com qualquer tipo de scanner?
Sim, o Number 1 é o gesso mais avançado da Dentona e pode ser utilizado em scanners. Seus componentes e textura superficial garantem ótima leitura do modelo pelos vários tipos de scanners disponíveis no mercado.

5. Preciso aplicar um pó para digitalização na superfície do modelo antes deste ser escaneado?
Não, a composição e textura superficial já foram desenvolvidas para ótima leitura nos scanners, não há necessidade alguma de qualquer tipo de pó para preparação do modelo.

6. Qual a importância do efeito “expansão de presa” nos gessos odontológicos?
O principal fator é a distorção, quanto maior a expansão de presa originada na cristalização do gesso, maior a diferença entre a realidade (preparo na boca do paciente) e o trabalho no laboratório. O Number 1 é capaz de combinar a menor expansão do mercado (exceto a dos gessos da Linha Zero da Dentona) com a maior dureza e resistência compressiva, mesmo após 48h. Algumas marcas de gesso afirmam possuir este mesmo grau de expansão, porém, após 24 horas esta expansão é aumentada, o que leva a problemas no trabalho protético.

Informações ao Profissional

Armazenamento:
• Armazene em local seco e fresco em um recipiente bem fechado. A exposição do gesso ao ar, especialmente com alta umidade, altera as propriedades do material. Esvazie o seu recipiente de armazenamento completamente quando for abrir um novo pacote de gesso e limpe-o completamente com um pano seco. Sempre utilize uma espátula ou colher limpa e seca para dispensar o pó. É aconselhável agitar o pó para homegeinizar seus componentes sempre que for utilizar o material.

Cuidados:
• Não inale o pó. Em caso de contato com os olhos lave com água abundante. Utilize óculos e máscara de proteção ao desgastar ou cortar o gesso após sua presa.

Validade:
• 2 anos.

]]>
https://dentalnews.com.br/produto/number-one/feed/ 0
Uni-Base 300 https://dentalnews.com.br/produto/uni-base-300/ https://dentalnews.com.br/produto/uni-base-300/#respond Wed, 08 Jan 2025 22:02:40 +0000 https://dentalnews.com.br/?post_type=product&p=574 Uni-Base® 300: Gesso especial Tipo IV tixotrópico para modelos de preparo, antagonistas e diagnósticos. ✔️ Remoção antecipada do molde ✔️ Alta resistência mecânica ✔️ Baixa expansão linear (<0,08%) Ideal para trabalhos que exigem precisão e estabilidade dimensional.]]> UNI-BASE 300 é um gesso do tipo 4 (especial) que está de acordo com a norma ISO 6873:2013 sem reforço de resina. Apresenta ótimas propriedades físicas, cor marfim, aroma de baunilha e pode ser utilizado para confecção de modelos de estudo, modelos antagonistas e trabalhos de coroas e próteses fixas. O UNI-BASE 300 apresenta excelente estabilidade dimensional com expansão abaixo de 0,08% em duas horas e 0,10% em 48 horas, que é a menor expansão de todos os gessos de sua categoria (Tipo 4 sem resina).

O UNI-BASE 300 está disponível nas seguintes apresentações:
caixas de 25kg e pacote de 1kg. Cor marfim

Vantagens e Benefícios

PROPRIEDADES FÍSICAS – O DIFERENCIAL DE QUALIDADE DENTONA

Uni-Base 300

O passo a passo para a confecção de um modelo perfeito

1. Desinfete e examine a impressão.

2. Antes de verter o gesso lave a impressão em água corrente e remova o excesso de água.

3. Caso esteja vertendo o gesso em um material hidrofóbico sugerimos a utilização de um redutor de tensão superficial, como o Copie-Flux, para proporcionar um melhor contato entre o gesso e a superfície do molde, reduzindo assim a quantidade de bolhas superficiais no modelo.

4. Proporcione corretamente a água e o pó. O gesso somente desenvolve suas propriedades físicas ótimas quando se utiliza a proporção correta de água e pó, o método mais adequado para proporcionamento de água e pó é por peso, ou seja, utilizando balança, tenha sempre em mente que de acordo com o Sistema Métrico Internacional, 1ml de água destilada equivale à 1g de água destilada. Para o Uni-Base 300 use 20ml ou 20g de água para 100g de pó. Recomendamos sempre a utilização de água destilada para todo e qualquer tipo de gesso.

5. Proporcione primeiro a água no gral (cuba de espatulação) e na sequência coloque a quantidade exata de pó gradualmente, isso reduz a formação de grumos e facilita o processo de espatulação e por consequência a quantidade de bolhas no interior do modelo.

6. Deixe todo o pó ser absorvido pela água, por 20 a 30 segundos antes de começar a espatulação.

7. Espatule constantemente o material pelo tempo indicado na embalagem, sob espatulação mecânica (à vácuo) por 30 segundos, se for manualmente, com gral e espátula, por 60 segundos. Se o espatulador à vácuo permitir regulagem do nível de vácuo, reduza o vácuo do equipamento para 75% do máximo permitido pelo espatulador, isso evitará o surgimento de bolhas de ar na água.

8. Se tiver um vibrador coloque o gral ou cuba de espatulação sobre este por poucos segundos, apenas o bastante para que o material escoe das paredes da cuba e colete pequenas porções do gesso de cada vez, quando for levar o gesso ao molde. Deixe o molde sobre o vibrador apenas enquanto estiver vertendo o gesso neste, remova o molde da vibração enquanto estiver coletando mais gesso da cuba. Um instrumento de ponta fina arredondada pode ser utilizado para se certificar de que não esteja ocorrendo o aprisionamento de bolhas de ar no interior do gesso.

9. Se estiver vertendo o gesso sobre um molde de alginato, aconselhamos manter o molde com o gesso dentro de uma câmara umidificadora durante a cristalização do gesso para evitar que o material de impressão “absorva” a água do gesso e resulte em cristalização inadequada do mesmo.

10. Para se criar retenções adicionais na base do modelo, sugerimos a colocação de um plástico bolha sobre o gesso enquanto a superfície deste ainda estiver modelável, pois assim o gesso cristalizará já com retenções.

Perguntas e Respostas

1. Qual a vida útil do gesso UNI-BASE 300?
Mantido dentro de sua embalagem original fechada, 2 anos. Depois de aberto vai depender das condições de armazenamento, aconselha-se manter o gesso e outros materiais sensíveis a umidade em local seco e fresco. O contato com a água e mesmo com umidade do ar pode alterar as propriedades do material, por isso devemos armazenar o pó em embalagens bem fechadas.

4. Posso manipular o gesso UNI-BASE 300 manualmente?
Sim, o que deve se ter em mente é que para que a mistura fique bem homogênea é preciso 60 segundos de espatulação. Pode haver a inclusão de bolhas de ar, quando da manipulação manual do material.

5. Qual o tempo de presa do UNI-BASE 300?
A presa final ou remoção do molde se dá em 40 minutos.

6. Qual a importância do efeito “expansão de presa” nos gessos odontológicos?
O principal fator é a distorção, quanto maior a expansão de presa originada na cristalização do gesso, maior a diferença entre a realidade (boca do paciente) e o trabalho no laboratório. O UNI-BASE 300 é capaz de combinar uma das mais baixas expansões do mercado com a maior resistência compressiva, mesmo após 48h. Algumas marcas de gesso afirmam possuir este mesmo grau de expansão, porém, após 24 horas esta expansão é aumentada, o que leva a problemas no trabalho protético.

 

Informações ao Profissional

Armazenamento:
• Armazene em local seco e fresco em um recipiente bem fechado. A exposição do gesso ao ar, especialmente com alta umidade, altera as propriedades do material. Esvazie o seu recipiente de armazenamento completamente quando for abrir um novo pacote de gesso e limpe-o completamente com um pano seco. Sempre utilize uma espátula ou colher limpa e seca para dispensar o pó.

Cuidados:
• Não inale o pó. Em caso de contato com os olhos lave com água abundante. Utilize óculos e máscara de proteção ao desgastar ou cortar o gesso após sua presa.

Validade:
• 2 anos.

]]>
https://dentalnews.com.br/produto/uni-base-300/feed/ 0
Zero Flask https://dentalnews.com.br/produto/zero-flask/ https://dentalnews.com.br/produto/zero-flask/#respond Wed, 08 Jan 2025 21:57:54 +0000 https://dentalnews.com.br/?post_type=product&p=570 Zero Flask: Gesso pedra especial com expansão zero para inclusão de trabalhos protéticos em muflas. ✔️ Presa extra rápida ✔️ Excelente fluidez ✔️ Resistência mecânica adequada ✔️ Baixa dureza para fácil demuflagem ✔️ Textura lisa que facilita o polimento Ideal para próteses totais, parciais e protocolos sobre implantes.]]> ZERO FLASK é o primeiro gesso do mundo com 0,00% de expansão, desenvolvido especialmente para inclusão em muflas. É um gesso Tipo 2 Classe 1 e está de acordo com as normas ISO 6873:2013. ZERO FLASK é o único gesso do mundo que não induzirá deformação ao enceramento durante o processo de inclusão que normalmente é a causa da necessidade de ajustes e correções na prótese terminada.

Além de ser o único gesso que lhe garantirá 100% de precisão na inclusão, ZERO FLASK é também o mais rápido, seu tempo de presa final de 9 a 10 minutos aumentará em muito sua produtividade. Pode-se abrir a mufla para retirar (derreter) a cera em apenas 10 minutos sem a necessidade de se usar artifícios que danificam o gesso e comprometem a qualidade do trabalho como uso de sal, raspas de gesso, água gessada para acelerar a presa. ZERO FLASK é muito mais rápido e 100% preciso.

O Zero FLASK ainda apresenta as vantagens de ter resistência o bastante para suportar as forças de pressão da inclusão e baixa dureza para ser fácil de remover da mufla.

Sua textura de superfície lisa melhora o acabamento da prótese e dará menor trabalho no acabamento e polimento da peça quando não se usa a técnica de barreira com silicone.

Disponível nas seguintes apresentações:
caixas de 22kg e pacote de 1kg. Cor branca.

Benefícios e Vantagens

PROPRIEDADES FÍSICAS – O DIFERENCIAL DE QUALIDADE

Passo a passo

  1. Para a base de uma mufla número 6, recomendamos 80g de gesso para 36g de água (para melhores resultados recomenda-se água destilada) e espatule por 30 segundos. Verta o gesso na mufla e aguarde até que a consistência do gesso fique firme o bastante para poder posicionar o modelo no gesso, de modo que este fique preso dentro da base e o gesso puder ser alisado adequadamente acabado com as margens do modelo e bordas da mufla. Posicione a contra mufla e prepare uma mistura contendo 160g de pó para 72g de água. Após isto verta essa massa de gesso dentro da mufla sobre o enceramento e aguarde a cristalização (presa) final do gesso, que se dará em pelo menos 9 minutos.

O passo a passo para uma inclusão perfeita

  1. Isole a base da mufla com vaselina sólida.
  2. Para a base de uma mufla número 6, recomendamos 80g de gesso para 36g de água (para melhores resultados recomenda-se água destilada).
  3. Espatule o gesso por 30 segundos. Verta o gesso na mufla e aguarde até que a consistência do gesso fique firme o bastante para poder posicionar o modelo no gesso sem esse afundar e de modo que este fique preso dentro da base e o gesso possa ser alisado adequadamente acabado com as margens do modelo e bordas da mufla.
  4. Isole o modelo de trabalho e enceramento até que a superfície desse fique brilhante. Posicione a contra mufla e prepare uma mistura contendo 160g de pó para 72g de água.
  5. Verta essa massa de gesso dentro da mufla sobre o enceramento e aguarde a cristalização (presa) final do gesso, que se dará em 9 minuto.

Para muflas de micro-ondas considerar a tabela abaixo com relação à quantidade de pó e água.

Clique aqui e assista o vídeo

Perguntas e Respostas

  1. Por que usar o Zero Flask para inclusão em mufla das próteses?

Quando usamos um gesso que apresente qualquer expansão, mesmo que pequena, essa expansão será contida pela rigidez da mufla e re-direcionada para o lado que oferece menor resistência que é para o interior da mufla onde está o enceramento da prótese. Como todos os gessos, exceto os gessos ZERO da dentona, expandem durante sua cristalização (presa) isso faz com que estes gessos aumentem o seu volume, esse aumento de volume vai aumentando com o passar dos minutos e horas e não acaba em apenas duas horas, os trabalhos mais atuais mostram que os gessos com expansão podem dobrar a expansão indicada em 2 horas na embalagem. Por isso quando se coloca dentro da mufla um gesso que apresente expansão esse gesso passará a comprimir e causar alteração de posição dos dentes e da base da prótese do enceramento alterando, portanto, o formato e posição do local onde será colocado o acrílico. Temos que lembrar também que os gessos liberam calor quando estão cristalizando (tomando presa) esse calor fará com que a cera do enceramento fique plástica (amolecida), a pressão constante e crescente que gesso com expansão exerce sobre a cera amolecida facilitará a movimentação dos dentes e deformação da base da prótese.

Por isso é que é importante utilizar o Zero Flask para suas inclusões, porque como ele é o único gesso para inclusões do mundo com 0,00% de expansão ele não alterará o enceramento dentro da mufla e o acrílico tomará o formato correto da prótese desejada. Diminuindo ou mesmo eliminando a necessidade de ajustes oclusais ou correções da prótese finalizada.

  1. Na técnica de inclusão que uso eu faço uma muralha de silicone, ainda assim preciso usar o Zero Flask?

Mesmo quando se coloca uma muralha de silicone entre o gesso e o enceramento a expansão crescente e contínua dos gessos com expansão aliada ao calor gerado dentro da mufla fará com que ocorra pressão sobre o enceramento. Lembre-se que ao fechar a mufla fecha-se a mesma com excesso, ou seja para que não fique espaço livre algum dentro da mufla. No momento que a expansão começa ela vai se direcionar para o enceramento que está dentro da mufla, deformando a muralha de silicone e alterando a posição dos dentes, pois a cera amolecida não conseguirá resistir à pressão crescente e constante que o gesso exercerá.

Gesso com expansão é igual deformação. Deformação do enceramento é retrabalho para corrigir a adaptação da prótese.

  1. Quantas muflas são possíveis incluir com 1kg do gesso Zero Flask?
    O Zero Flask nas medidas recomendadas, permite incluir 4 muflas de metal número 6 ou 3 muflas de micro-ondas do tamanho da mufla da vipi ou 2 muflas de micro-ondas do tamanho da vipi quando se inclui um protocolo sem modelo de gesso.
  2. Em quanto tempo posso abrir a mufla e dar prosseguimento ao trabalho após a inclusão do enceramento?
    A presa final do gesso Zero Flask é de apenas 9 minutos, após esse período a mufla já pode ser aberta e a cera removida, tanto em água quente como em micro-ondas.

Informações ao Profissional

Armazenamento:
• Armazene em local seco e fresco em um recipiente bem fechado. A exposição do gesso ao ar, especialmente com alta umidade, altera as propriedades do material. Esvazie o seu recipiente de armazenamento completamente quando for abrir um novo pacote de gesso e limpe-o completamente com um pano seco. Sempre utilize uma espátula ou colher limpa e seca para dispensar o pó.

Cuidados:
• Não inale o pó. Em caso de contato com os olhos lave com água abundante. Utilize óculos e máscara de proteção ao desgastar ou cortar o gesso após sua presa.

Validade:
• 2 anos.

]]>
https://dentalnews.com.br/produto/zero-flask/feed/ 0
Zero Sockel https://dentalnews.com.br/produto/zero-sockel/ https://dentalnews.com.br/produto/zero-sockel/#respond Wed, 08 Jan 2025 21:54:30 +0000 https://dentalnews.com.br/?post_type=product&p=568 Zero Sockel: Gesso especial Tipo IV com expansão zero, ideal para bases de modelos em próteses sobre implantes. ✔️ Expansão zero para máxima precisão ✔️ Alta resistência mecânica ✔️ Elevada tixotropia para detalhes precisos ✔️ Presa rápida ✔️ Aroma de baunilha Cor azul, validade de 2 anos.]]> ZERO SOCKEl é o primeiro gesso tipo 4 (especial) do mundo com 0,00% de expansão desenvolvido especialmente para confecção de bases de modelos. ZERO SOCKEL está de acordo com as normas DIN EN ISO 6873:2013. ZERO SOCKEL une a incrível expansão de 0,00% com uma resistência compressiva de 60MPa e dureza Rockwell de 140. ZERO SOCKEL é altamente tixotrópico e tem um tempo de presa excelente, um agradável aroma de baunilha e sua textura de superfície é extremamente lisa resultando em uma base de modelo bonita e acima de tudo PRECISA.

Disponível nas seguintes apresentações:
caixas de 22kg e pacote de 1kg. Cor azul.

Vantagens e Benefícios

PROPRIEDADES FÍSICAS – O DIFERENCIAL DE QUALIDADE

Passo a Passo

  1. Confeccione o modelo mestre vertendo apenas a região dos dentes e gengiva.
  2. Proporcione corretamente a água e o pó. O gesso somente desenvolve suas propriedades físicas ótimas quando se utiliza a proporção correta de água e pó. Para o Zero Sockel use 26ml ou 26g de água para 100g de pó. Recomendamos sempre a utilização de água destilada para todo e qualquer tipo de gesso.
  3. Coloque a quantidade exata de pó ao líquido gradualmente, isso reduz a formação de grumos e o tempo de espatulação necessário para misturar a água e o pó.
  4. Deixe todo o pó ser absorvido pela água, por 20 a 30 segundos.
  5. Espatule constantemente o material com uma espátula por 60 segundos. Quando utilizar espatulação à vácuo, espatule por 30 segundos.
  6. Reduza o vácuo para 75%, caso contrário a água poderá gerar bolhas de ar e como resultado estas bolhas serão incorporadas ao modelo.
  7. Verta o Zero Sockel sobre o gesso que preencheu a região de dentes e gengiva do molde e complete a confecção do modelo.

Clique aqui e assista o vídeo

1. Qual a vida útil do gesso ZERO Sockel?
Mantido dentro de sua embalagem original fechada, 2 anos. Depois de aberto vai depender das condições de armazenamento, aconselha-se manter o gesso e outros materiais sensíveis a umidade em local seco e fresco. O contato com a água e mesmo com umidade do ar pode alterar as propriedades do material, por isso devemos armazenar o pó em embalagens bem fechadas.

2. Posso manipular o gesso ZERO Sockel manualmente?
R. Sim, o que deve se ter em mente é que para que a mistura fique bem homogênea é preciso 60 segundos de espatulação.

3. Qual a importância do efeito “expansão de presa” nos gessos odontológicos?
R. O principal fator é a distorção, quanto maior a expansão de presa originada na cristalização do gesso, maior a diferença entre a realidade (boca do paciente) e o trabalho no laboratório. O ZERO SOCKEL é capaz de combinar a mais baixa expansão do mercado com uma excelente resistência compressiva, mesmo após 48h. Algumas marcas de gesso afirmam possuir este mesmo grau de expansão, porém, após 24 horas esta expansão é aumentada, o que leva a problemas no trabalho protético.

Informações ao Profissional

Armazenamento:
• Armazene em local seco e fresco em um recipiente bem fechado. A exposição do gesso ao ar, especialmente com alta umidade, altera as propriedades do material. Esvazie o seu recipiente de armazenamento completamente quando for abrir um novo pacote de gesso e limpe-o completamente com um pano seco. Sempre utilize uma espátula ou colher limpa e seca para dispensar o pó.

Cuidados:
• Não inale o pó. Em caso de contato com os olhos lave com água abundante. Utilize óculos e máscara de proteção ao desgastar ou cortar o gesso após sua presa.

Validade:
• 2 anos.

]]>
https://dentalnews.com.br/produto/zero-sockel/feed/ 0
Zero Stone https://dentalnews.com.br/produto/zero-stone/ https://dentalnews.com.br/produto/zero-stone/#respond Wed, 08 Jan 2025 21:52:14 +0000 https://dentalnews.com.br/?post_type=product&p=566 Zero Stone: Gesso especial Tipo IV com 0% de expansão para máxima precisão em modelos odontológicos. ✔️ Alta resistência mecânica ✔️ Alta tixotropia para detalhes perfeitos ✔️ Tempo de trabalho eficiente ✔️ Aroma de baunilha Ideal para modelos de implantes e splints.]]> ZERO STONE foi o primeiro gesso tipo 4 (especial) do mundo com 0,00% de expansão e 100% de precisão. ZERO STONE está de acordo com as normas DIN EN ISO 6873:2013. ZERO STONE é um gesso ideal para trabalhos de prótese sobre implantes, próteses totais, modelos para placas de bruxismo e modelos sólidos (não troquelados). ZERO STONE une a incrível expansão de 0,00% com uma resistência compressiva de 80MPa e dureza Rockwell de 200. ZERO STONE está disponível na cor marfim, apresenta aroma de baunilha e é altamente tixotrópico, oferecendo características de manipulação e apresentação superior.

ZERO STONE – 0,00% de expansão = 100% de precisão.

Disponível nas seguintes apresentações:
caixas de 22kg e pacote de 1kg. Cor marfim.

Vantagens e Benefícios

PROPRIEDADES FÍSICAS – O DIFERENCIAL DE QUALIDADE DENTONA

Zero Stone

O passo a passo para a confecção de um modelo perfeito

1. Desinfete e examine a impressão.

2. Antes de verter o gesso lave a impressão em água corrente e remova o excesso de água.

3. Caso esteja vertendo o gesso em um material hidrofóbico sugerimos a utilização de um redutor de tensão superficial, como o Copie-Flux, para proporcionar um melhor contato entre o gesso e a superfície do molde, reduzindo assim a quantidade de bolhas superficiais no modelo.

4. Proporcione corretamente a água e o pó. O gesso somente desenvolve suas propriedades físicas ótimas quando se utiliza a proporção correta de água e pó, o método mais adequado para proporcionamento de água e pó é por peso, ou seja, utilizando balança, tenha sempre em mente que de acordo com o Sistema Métrico Internacional, 1ml de água destilada equivale à 1g de água destilada. Para o Zero Stone use 23ml ou 23g de água para 100g de pó. Recomendamos sempre a utilização de água destilada para todo e qualquer tipo de gesso.

5. Proporcione primeiro a água no gral (cuba de espatulação) e na sequência coloque a quantidade exata de pó gradualmente, isso reduz a formação de grumos e facilita o processo de espatulação e por consequência a quantidade de bolhas no interior do modelo.

6. Deixe todo o pó ser absorvido pela água, por 20 a 30 segundos antes de começar a espatulação.

7. Espatule constantemente o material pelo tempo indicado na embalagem, sob espatulação mecânica (à vácuo) por 30 segundos, se for manualmente, com gral e espátula, por 60 segundos. Se o espatulador à vácuo permitir regulagem do nível de vácuo, reduza o vácuo do equipamento para 75% do máximo permitido pelo espatulador, isso evitará o surgimento de bolhas de ar na água.

8. Se tiver um vibrador coloque o gral ou cuba de espatulação sobre este por poucos segundos, apenas o bastante para que o material escoe das paredes da cuba e colete pequenas porções do gesso de cada vez, quando for levar o gesso ao molde. Deixe o molde sobre o vibrador apenas enquanto estiver vertendo o gesso neste, remova o molde da vibração enquanto estiver coletando mais gesso da cuba. Um instrumento de ponta fina arredondada pode ser utilizado para se certificar de que não esteja ocorrendo o aprisionamento de bolhas de ar no interior do gesso.

9. Se estiver vertendo o gesso sobre um molde de alginato, aconselhamos manter o molde com o gesso dentro de uma câmara umidificadora durante a cristalização do gesso para evitar que o material de impressão “absorva” a água do gesso e resulte em cristalização inadequada do mesmo.

10. Para se criar retenções adicionais na base do modelo, sugerimos a colocação de um plástico bolha sobre o gesso enquanto a superfície deste ainda estiver modelável, pois assim o gesso cristalizará já com retenções.

Perguntas e Respostas

1. Qual a vida útil do gesso ZERO STONE?
Mantido dentro de sua embalagem original fechada, 2 anos. Depois de aberto vai depender das condições de armazenamento, aconselha-se manter o gesso e outros materiais sensíveis a umidade em local seco e fresco. O contato com a água e mesmo com umidade do ar pode alterar as propriedades do material, por isso devemos armazenar o pó em embalagens bem fechadas.

2. Posso manipular o gesso ZERO STONE manualmente?
Sim, o que deve se ter em mente é que para que a mistura fique bem homogênea é preciso 60 segundos de espatulação manual.

3. Qual a importância do efeito “expansão de presa” nos gessos odontológicos?
O principal fator é a distorção, quanto maior a expansão de presa originada na cristalização do gesso, maior a diferença entre a realidade (boca do paciente) e o trabalho no laboratório. O ZERO STONE é capaz de combinar a mais baixa expansão do mercado com uma excelente resistência compressiva, mesmo após 48h. Algumas marcas de gesso afirmam possuir este mesmo grau de expansão, porém, após 24 horas esta expansão é aumentada, o que leva a problemas no trabalho protético.

Informações ao Profissional

Armazenamento:
• Armazene em local seco e fresco em um recipiente bem fechado. A exposição do gesso ao ar, especialmente com alta umidade, altera as propriedades do material. Esvazie o seu recipiente de armazenamento completamente quando for abrir um novo pacote de gesso e limpe-o completamente com um pano seco. Sempre utilize uma espátula ou colher limpa e seca para dispensar o pó.

Cuidados:
• Não inale o pó. Em caso de contato com os olhos lave com água abundante. Utilize óculos e máscara de proteção ao desgastar ou cortar o gesso após sua presa.

Validade:
• 2 anos.

]]>
https://dentalnews.com.br/produto/zero-stone/feed/ 0
Plaster Mix https://dentalnews.com.br/produto/plaster-mix/ https://dentalnews.com.br/produto/plaster-mix/#respond Wed, 08 Jan 2025 02:25:16 +0000 https://dentalnews.com.br/?post_type=product&p=557 Plaster Mix: Resina odontológica para modelos dentários precisos. ✔️ Alta fluidez ✔️ Tempo de trabalho adequado ✔️ Baixa expansão linear ✔️ Compatível com diversos materiais ✔️ Acabamento suave Disponível em configurações de presa rápida, regular e lenta.]]> Plastermix é uma mistura abrasiva, especialmente desenvolvida para ser utilizada na oclusal dos planos de orientação de próteses totais duplas.

A aplicação da técnica do desgaste de Paterson individualiza as curvas ântero posterior e látero lateral, proporcionando uma orientação segura para a montagem técnica equilibrada de dentes artificiais em laboratório, facilitando a obtenção de uma oclusão balanceada bilateral personalizada.

Plastermix foi desenvolvido no Brasil pelo cirurgião dentista Alexandre Oliveira e pela técnica em prótese dental Thaís Nogueira. Este material, bem como sua respectiva técnica de utilização, foi estudado e aprimorado ao longo de anos de pesquisas e aplicações clínicas, se mostrando extremamente confiável e de resultados padronizados. Seguro tanto para os profissionais como para os pacientes, Plastermix vai lhe permitir a obtenção de registros muito mais fiéis e personalizados de modo rápido e confiável, permitindo a obtenção de uma montagem de dentes muito mais adequada para seus pacientes. Plastermix é fabricado no Brasil pela DentalNews, utilizando matérias primas alemãs da maior excelência e de primeira qualidade, o controle balanceado e preciso de seus componentes asseguram precisão, rapidez e facilidade de uso tanto para o técnico em prótese como para o cirurgião dentista.

Disponível nas seguintes apresentações:
Pacotes com 250g.

Vantagens e Benefícios

Passo a passo

Instruções de uso:

1. Após a individualização dos planos de orientação da prótese total dupla no paciente, articule os modelos e planos de orientação no articulador semi ajustável.

2. Programe a Dimensão Vertical no articulador, ajustando o pino incisal em + 1mm.

3. Remova uma camada de 1 a 2 mm da superfície oclusal do plano em cera na região posterior e abra uma canaleta de aproximadamente 6 mm de profundidade por 6 mm de largura dos dois lados de uma das arcadas, utilizando um instrumento aquecido.

 

4. Espatule em um gral de borracha pequeno uma porção do Plastermix e água (preferencialmente destilada) na seguinte proporção: 20: 6, ou seja, 20g de pó e 6g ou 6ml de água, por arcada.

5. Com uma espátula 24 ou 36, aplique a pasta de Plastermix às canaletas criadas no plano de cera, de forma a preencher todo o espaço que existia anteriormente.

6. Feche o articulador na dimensão vertical programada de forma que o Plastermix toque no plano de orientação antagonista, isolado com vaselina, e fique cerca de 1mm mais alto do que a altura do plano de cera na região anterior.

7. Após a presa final do Plastermix, em média 7 minutos, remova os excessos e dê acabamento no material. 

8. Repita todo o processo na outra arcada, lembrando-se de isolar com vaselina a superfície do Plastermix já aplicado na primeira arcada.

Dica: o processo de aplicação deve ser realizado em uma arcada por vez a fim de manter o controle da Dimensão vertical de oclusão e não promover um aumento exagerado.

9. Use um filme separador para o Plastermix aplicado na arcada superior para não ficar aderido na inferior. 

10. O ideal é iniciar a individualização das curvas de correção (técnica do desgaste de Paterson modificado) do paciente com um aumento de no máximo 2mm na DVO, se ultrapassar essa medida pode comprometer os resultados.  Recomendações: Orientar o cirurgião dentista a fornecer ao paciente um copo com água para que este possa bochechar e cuspir a pasta de Plastermix e saliva (gerada no ato do desgaste em boca).  Pedir ao paciente que não engula o material durante o processo de desgaste do Paterson modificado.

Vídeo mostrando o uso do material: Clique aqui para assistir

Perguntas e Respostas

1- Posso enviar os roletes em cera já com a aplicação do Plaster mix?

Não, é necessário individualizar os planos em boca antes da aplicação do Plaster mix para a técnica de Desgaste de Paterson.

2- Posso aplicar plastermix em próteses uni-maxilares?

Não, a técnica é exclusiva para: Próteses totais duplas, próteses híbridas do tipo overdentures e protocolos duplos.

3- Quais esquemas oclusais posso desenvolver por meio dos registros da técnica do desgaste de Paterson feito com plastermix?

Oclusão balanceada bilateral e unilateral.

4- Quais os principais benefícios desta técnica?

Individualização das curvas de compensação;

Registro assertivo da posição maxilo mandibular confortável para o paciente

Orientação do longo eixo dos dentes artificiais durante a montagem laboratorial.

Informações ao Profissional

Armazenamento:
• Armazene em local seco e fresco em um recipiente bem fechado. A exposição continuada ao ar, especialmente com alta umidade, altera as propriedades do material. Esvazie o seu recipiente de armazenamento completamente quando for abrir um novo pacote e limpe-o completamente com um pano seco. Sempre utilize uma espátula ou colher limpa e seca para dispensar o pó.

Cuidados:
• Não inale o pó. Em caso de contato com os olhos lave com água abundante. Utilize óculos e máscara de proteção ao manusear o material. Sempre que possível utilize água destilada ao misturar o material, isso assegurará maior precisão.

Proporção:

  • 20g de Plastermix para 6g ou 6ml de água por arcada. É recomendada a utilização de água destilada para este procedimento.

    Validade:
    • 5 anos.

]]>
https://dentalnews.com.br/produto/plaster-mix/feed/ 0