Diamond D – Resina Acrílica Termopolimerizável > Perguntas e respostas
• A resina Diamond D é inquebrável? R. Não, Diamond D é a resina acrílica termopolimerizável mais resistente do mundo, mas é uma resina acrílica baseada em metil metacrilato e por isso é passível de sofrer quebras.
• Como é feita polimerização da resina Diamond D? R. A resina Diamond D pode ser polimerizada tanto pelo método tradicional, cocção em água, nos ciclos Curto e Longo, quanto através de polimerização em micro-ondas. Pode também ser polimerizadas em prensas e equipamentos termo-pneumo-hidráulicos.
• A resina Diamond D pode ser caracterizada? R. Sim, a resina Diamond D pode ser caracterizada utilizando os sistemas de caracterização disponíveis no mercado nacional de outros fabricantes, os sistemas de caracterização próprios da Diamond D e as caracterizações com resinas fotopolimerizáveis, realizadas após a polimerização do acrílico.
• Tenho que tomar alguma precaução ao caracterizar a prótese com os sistemas de caracterização nacionais? R. Sim, quando utilizar sistemas de caracterização com resinas nacionais ou diferentes da Diamond D, você deve seguir os tempos de trabalho e polimerização da resina nacional, pois normalmente estas necessitam de tempos maiores de descanso e polimerização que a Diamond D, deve-se também utilizar o monômero da Diamond D para umedecer o polímero do sistema de caracterização. Outra precaução é ter espaço suficiente para colocação da resina de caracterização e da resina Diamond D para você ter a vantagem da resistência de Ultra Impacto que somente a Diamond D apresenta.
• Há uma Diamond D incolor? R. No momento ainda não, como a técnica de confecção de palato incolor é mais utilizada no Brasil do que nos Estados Unidos e Europa, não havia interesse pelos usuários destas regiões por esta técnica. Mas a medida que se divulgue essa técnica tal material poderá ser desenvolvido.
• Não vieram medidores com o material como devo proporcionar o pó e o líquido? R. O proporcionamento por peso é muito mais preciso que por meio de colheres medidoras, portanto, aconselhamos o uso de uma balança. Nas instruções de uso isto está descrito, ou seja, 21g de polímero para 9g de monômero, esta é uma porção suficiente para confecção de uma prótese total superior de tamanho médio. Porém se não você não tiver uma balança à mão pode proporcionar por volume utilizando a relação de três partes de pó para uma parte de líquido.
• Como é feito o acabamento da prótese? R. O processo de acabamento e polimento da prótese confeccionada com Diamond D segue os mesmos protocolos de acabamento e polimento de próteses confeccionadas com resinas nacionais, não é necessário nenhum processo adicional. Só que o brilho e polimento surge muito mais facilmente na Diamond D do que nas resinas nacionais.
• Posso fazer consertos em uma prótese confeccionada com material diferente da Diamond D? R. Sim. Em relação à consertos a Diamond D se comporta da mesma forma que qualquer outra resina acrílica, ou seja pode ser reparada, preferencialmente com materiais da mesma natureza, ou seja autopolimerizável com autopolimerizável e termopolimerizável com termopolimerizável. Se for realizado um conserto autopolimerizável com a Diamond D termopolimerizável a resistência de união entre as duas resinas não será a ideal, da mesma forma que não seria com duas resinas nacionais, haverá uma união química entre as duas resinas mas não com a mesma resistência de uma resina termo com outra termo.
• Que protocolo devo utilizar para realizar um conserto utilizando a resina Diamond D no laboratório? R. Você pode utilizar o pó termopolimerizável da Diamond D com o líquido de micro-ondas em uma panela de pressão a uma temperatura aproximada de 80°C por 30 minutos.
• É necessário criar retenções nos dentes para não se soltarem? R. Sim, caso eu deseje ter maior segurança. A resina Diamond D apresenta uma excelente união aos dentes de próteses, porém estes devem estar muito bem limpos, livres de quaisquer resíduos de cera ou isolantes, a retenção mecânica sempre auxilia em aumentar a retenção destes dentes ao acrílico. Em dentes de maior qualidade, onde as camadas mais externas são confeccionadas de resinas mais complexas (além de metil meta acrilato) podem ser utilizados adesivos específicos para a união de dentes de estoque às resinas acrílicas para bases de próteses.
• Posso utilizar monômeros de outras marcas com o pó da resina Diamond D? R. Não. Da mesma forma que não se deve misturar polímeros e monômeros de marcas diferentes nas resinas acrílicas nacionais. Os monômeros e polímeros Diamond D foram desenvolvidos para ter uma interação perfeita um com o outro, se componentes de marcas e modelos diferentes forem utilizados a polimerização poderá ocorrer de forma inadequada enfraquecendo o material.