Dental News

Produtos > Resina para Prótese > Diamond D – Resina Acrílica Termopolimerizável

Buscar por:

Diamond D – Resina Acrílica Termopolimerizável > Passo a passo

1.Inclusão da mufla: Faça o enceramento, inclusão e abertura da mufla para a remoção da cera da forma usual.
Certifique-se de que todas as superfícies estejam livres de cera ou resíduos de materiais de moldagem antes de prosseguir.
Para limpeza do modelo recomendamos o uso de Diamond D Ultra Wash.
Quando vapor parar de sair do modelo, aplique o isolante de gesso, recomendamos o Diamond D Ultra-sep, em todas as superfícies do modelo.
Evite aplicar este material sobre os dentes, uma vez que poderia diminuir a adesão entre os dentes e acrílico. Se os dentes forem “molhados” pelo isolante,
remova-o dos dentes utilizando a escova Diamond D Sep Brush II com um pouco de monômero da própria resina Diamond D.
2.Mistura do pó e líquido:
Agite ou gire o frasco do pó antes de cada uso para garantir uma dispersão adequada das fibras e pérolas da resina.
Relação pó/líquido por peso: 9g monômero (líquido) para 21g de polímero (pó).
Relação pó/líquido por volume: 10 ml de monômero para 30cc de pó (proporção de 3 partes de pó para 1 de líquido).
Para obter resultados ótimos siga as relações expressas acima e manipule o material à temperatura ambiente. Proporcione primeiramente o líquido no pote de espatulação e despeje a quantidade pré-dosada de pó, aguardando enquanto a mistura dos dois componentes absorva completamente o líquido. Vibre batendo suavemente o pote de manipulação na bancada para que o restante do monômero aflore à superfície e adicione o restante do pó que houver. Misture suavemente o material com uma espátula de metal até que todo o pó seja umedecido. Cubra o frasco de mistura e deixe “descansar” até que o material se solte das paredes do frasco e não fique aderido à espátula (fase plástica). O tempo estimado para que o acrílico termo polimerizável Diamond D chegue à fase de inclusão é de 7 a 14 minutos, dependendo da temperatura ambiente.
3.Acrilização:
NAO DEIXE O ACRILICO CHEGAR À “FASE DE RUPTURA”.
Quando o acrílico é incluído demasiadamente seco pode resultar em friabilidade (fica quebradiço), porosidade e descoloração.
O tempo de trabalho estimado, depois de o material ter chegado à fase plástica, é de 5 à 7 minutos.
A mufla deve estar à temperatura ambiente 15° - 27°C antes de aplicar a resina.
Remova o acrílico do frasco de mistura.
Faça duas prensagens antes de iniciar a polimerização, para assegurar mínima porosidade e máxima densidade do acrílico.
Use pressão suficiente em cada prensagem e remova o excesso de acrílico usando lâminas de polietileno, como separador, entre cada prensagem.
Na prensagem final não use a folha de polietileno.
4.Polimerização:
A temperatura da água é fundamental no processo de polimerização de qualquer acrílico para próteses totais. A polimerização gera altas temperaturas no interior das muflas e se esta for colocada imediatamente em água fervente, o monômero da resina pode vaporizar e causar porosidades na prótese. Os ciclos de polimerização descritos na sequência abaixo asseguram polimerizações livres de porosidade. Para casos mais espessos deixe a mufla sob compressão na bancada durante 30 minutos em água à temperatura ambiente, antes de iniciar a polimerização.
Foi assinalado, em vários estudos clínicos, que tempos maiores de polimerização produzem menores níveis de monômeros residuais. Também é sabido que um ciclo final, na água em ebulição, por pelo menos uma hora assegura uma conversão máxima de monômeros.
Termo polimerização ciclo longo
Depois de um período de descanso de 20 minutos, coloque a mufla incluída e fechada com parafusos imersa em água à temperatura ambiente e aumente a temperatura até 73°C. Mantenha nessa temperatura entre 8-10 horas. Se desejado pode ser feito um ciclo final em água em ebulição nos últimos 60 minutos do ciclo longo. Remova a mufla da água e deixe-a esfriar sobre a bancada durante 20 minutos antes da imersão final em água à temperatura ambiente para o resfriamento final. Retire a prótese da mufla e dê acabamento.
Termo polimerização ciclo curto
Coloque a mufla em água à temperatura ambiente, eleve a temperatura até 73°C e mantenha à essa temperatura durante 90 minutos. Depois eleve a temperatura até a ebulição ou 100°C e mantenha durante 30 minutos (Nota: para reduzir qualquer monômero residual que possa resultar no risco de sensibilidade do paciente, pode adicionar 30 minutos em água em ebulição durante o segundo estágio da polimerização).
Deixe esfriar, remova a prótese da mufla e dê acabamento.
5.Polimerização:
Quando a mufla estiver resfriada o suficiente para ser manuseada, coloque-a em água à temperatura ambiente por 20 minutos ou sobre a bancada durante 45 minutos (recomendado) depois remova a prótese da mufla da maneira habitual.
Em caso de retenções, não retire a prótese dentária fazendo movimentos de alavanca com uma espátula, pois distorções da prótese dentária podem ocorrer.
Ao invés disso, corte o gesso do modelo para assegurar uma melhor remoção.
Enquanto não proceder ao acabamento, mantenha a prótese dentária imersa em água até que possa ser acabada.
6.Acabamento e armazenamento da prótese:
O desgaste para o acabamento pode ser feito com fresas de corte cruzado. Antes de fazer o polimento com pedra pomes, tiras de lixa ou discos pequenos, do tipo Scotch brite, podem produzir uma superfície ideal para o polimento final.
É sempre recomendado armazenar a prótese em água até que seja inserida na boca.

POLIMERIZAÇÃO POR MICRO-ONDAS, com a MUFLA TECHNOFLASK ou com mufla convencional de micro-ondas.
• Abra a mufla
• Utilize um gesso de baixa resistência e baixa expansão (recomendamos o Zero Arti - DentalNews)
• Coloque o modelo com a montagem e enceramento sobre o gesso, na base da mufla.
• Remova qualquer excesso de gesso por sobre o enceramento e nas bordas da base da mufla
• Aplique um isolante sobre todo o gesso da base da mufla, recomendamos o Diamond D Ultra-sep.
• Encaixe a parte superior da mufla e certifique-se de que as duas metades estejam alinhadas de acordo com o indicador da mufla (mufla Tecnoflask). Nas muflas convencionais de micro-ondas proceda da maneira habitual.
Caso prefira, utilize muralhas de silicone laboratorial.
• Aperte os parafusos.
• Preencha com gesso a porção superior da mufla.
• Quando o gesso tomar presa remova os parafusos, para mantê-los limpos durante a remoção da cera.
• Coloque a mufla no micro-ondas por 1:30 minuto para amolecer a cera (este tempo pode variar, de acordo com a potência do micro-ondas.
• Remova a mufla do micro-ondas, retire o excesso de cera amolecida e limpe da forma habitual.
• Abra a mufla através da canaleta que está no lado da mesma (Muflas Tecnoflask)
• Quando aberta aplique o isolante sobre todas as áreas das duas metades, para evitar a adesão do acrílico ao gesso. É extremamente importante usar um isolante compatível, caso contrário manchas brancas podem aparecer no acrílico, recomendamos o Diamond D Ultra-sep.
Preparação e inclusão do acrílico
Use a metodologia descrita acima, no item 2 da descrição de manuseio e proporcionamento do acrílico termo polimerizável.
14. Aguarde que o isolante seque completamente antes de colocar o acrílico na mufla.
15. Coloque o acrílico em torno dos dentes e sobre a área do palato
16. Cubra a resina incluída com um fino filme plástico e feche a mufla. Isto permitirá a abertura da mufla antes da polimerização, para a conferência da prensagem e da resina.

Feche a mufla certificando-se que as marcações da mufla se encontrem (Mufla Tecnoflask).
Prensagem com prensa hidráulica:
1. Se estiver utilizando uma prensa hidráulica remova os parafusos e use a placa metálica de proteção para distribuir a pressão de maneira uniforme por toda a mufla (Mufla Tecnoflask).
2. A primeira prensagem deve ser feita aproximadamente com 1 tonelada.
3. Remova a placa de proteção, abra a mufla e remova o excesso de material (Mufla Tecnoflask).
4. Feche a mufla coloque e aperte os parafusos. Aplique uma segunda e final prensagem a uma pressão de aproximadamente 1,5 toneladas, para remover qualquer excesso de material. Após o término da prensagem, sem retirar a mufla da prensa, aperte os parafusos até encostarem na mufla. Depois aperte mais meia volta, para manter a pressão obtida na prensa.

Prensagem com prensa manual:
• Se estiver usando uma prensa manual, coloque todos os parafusos, a placa metálica de proteção e a mufla (Tecnoflasck) na prensa manual. Comece a prensagem lenta e gradualmente para eliminar bolhas de ar. Se nenhum material sair da mufla, significa que se deve colocar mais acrílico e fazer nova prensagem.
• Próteses inferiores tendem a utilizar maior volume de acrílico.
• Abra a mufla e remova o filme plástico e excessos de acrílico.
• Feche a mufla, coloque os parafusos e a placa metálica (mufla Tecnoflasck) levando o conjunto na prensa manual. Aplique uma pressão um pouco maior do que na primeira prensagem. Após o término da prensagem, sem retirar a mufla da prensa, aperte os parafusos até encostarem na mufla. Depois aperte mais meia volta, para manter a pressão obtida na prensa.

Polimerização
• Para melhores resultados deixe a mufla prensada “descansar” sobre a bancada imersa em água à temperatura ambiente por 20-30 minutos, para permitir que o calor exotérmico interno residual diminua, para então começar o processo de termo polimerização. Quando estiver utilizando o monômero específico para micro-ondas.
• Coloque a mufla na posição vertical, fora do centro da bandeja do micro-ondas.
• Polimerize a resina, utilizando as potências e os tempos em minutos de acordo com as tabelas abaixo.

Utilizando o monômero termo polimerizável Diamond D
Watts/Potência 1ª Fase 2ª Fase 3ª Fase
3minutos 3minutos 2minutos
500-700 40% 60% 60%-100%
800-1000 40% 60% 80%

Utilizando o monômero para micro-ondas Diamond D
Watts/Potência 1ª e única fase
4 minutos
500-900 100%
1000-1300 90%

Desinclusão
• Remova a mufla do micro-ondas
• A placa de ejeção indica o calor interno. Resfrie a mufla sobre a bancada por 20 minutos e em seguida coloque-a em água fria por mais 20 minutos (Mufla Tecnoflask).
• Em muflas convencionais, resfrie a mufla sobre a bancada por 20 minutos e em seguida coloque-a em água fria por mais 20 minutos.
• Remova os parafusos, abra a mufla utilizando um martelo, batendo inicialmente na placa de ejeção e posteriormente no gesso (mufla Tecnoflasck). Tome cuidado para não quebrar os dentes de acrílico
• Abra o gesso com uma espátula e use um alicate (tipo bico de papagaio) ou um demuflador pneumático para remover o gesso da prótese
• Remova a prótese do modelo e limpe-a
• A demuflagem estará completa e a prótese pronta para o acabamento e polimento.

Para maiores informações, veja os vídeos disponibilizados no site da DentalNews no endereço http://www.dentalnews.com.br/Videos.aspx

Armazenamento do produto
O líquido deverá ser armazenado a temperatura ambiente. Evite armazenar sob a luz solar direta.
*Sempre utilize os protocolos de Boas Práticas de Fabricação com relação à nunca misturar líquidos e pós de um fabricante com os de outro.
NOTA. Quando testado de acordo com as especificações das normas ADA/ANSI #12 e 8.7, o conteúdo máximo de monômero residual da Diamond D termo polimerizavel, quando polimerizada de acordo com as normas descritas acima, será inferior a 2%.
Precauções.
Este produto contém monômeros de metil metacrilato que, embora raramente, podem causar uma reação alérgica em indivíduos sensíveis a produtos contendo acrílicos. Ponto de fulgor 10°C. Mantenha longe de fontes de calor, chama aberta e fagulhas. Evite inalar. Não ingerir o monômero. Use em áreas bem ventiladas. Mantenha o frasco fechado quando não estiver em uso. Evite contato com a pele. Havendo o contato com a pele, lave com água e sabão. Mantenha longe do alcance de crianças.
Use somente isolantes sem álcool com este acrílico. Em caso de contato acidental com os olhos, lave com água em abundância e contate imediatamente um médico.
Em caso de ingestão, contate imediatamente um médico.
Voltar Avançar
Dental News

Rua William Booth, 2035 – Boqueirão | Curitiba - Paraná | Brasil | CEP: 81730-080
Fone: (41) 3324-8120 Fax: (41) 3322-0540

Facebook VEGAPIX | Imagem & Criação