Plastermix é uma mistura abrasiva, especialmente desenvolvida para ser utilizada na oclusal dos planos de orientação de próteses totais duplas.
A aplicação da técnica do desgaste de Paterson individualiza as curvas ântero posterior e látero lateral, proporcionando uma orientação segura para a montagem técnica equilibrada de dentes artificiais em laboratório, facilitando a obtenção de uma oclusão balanceada bilateral personalizada.
Plastermix foi desenvolvido no Brasil pelo cirurgião dentista Alexandre Oliveira e pela técnica em prótese dental Thaís Nogueira. Este material, bem como sua respectiva técnica de utilização, foi estudado e aprimorado ao longo de anos de pesquisas e aplicações clínicas, se mostrando extremamente confiável e de resultados padronizados. Seguro tanto para os profissionais como para os pacientes, Plastermix vai lhe permitir a obtenção de registros muito mais fiéis e personalizados de modo rápido e confiável, permitindo a obtenção de uma montagem de dentes muito mais adequada para seus pacientes. Plastermix é fabricado no Brasil pela DentalNews, utilizando matérias primas alemãs da maior excelência e de primeira qualidade, o controle balanceado e preciso de seus componentes asseguram precisão, rapidez e facilidade de uso tanto para o técnico em prótese como para o cirurgião dentista.
Disponível nas seguintes apresentações:
Pacotes com 250g.
Vantagens e Benefícios
Passo a passo
Instruções de uso:
1. Após a individualização dos planos de orientação da prótese total dupla no paciente, articule os modelos e planos de orientação no articulador semi ajustável.
2. Programe a Dimensão Vertical no articulador, ajustando o pino incisal em + 1mm.
3. Remova uma camada de 1 a 2 mm da superfície oclusal do plano em cera na região posterior e abra uma canaleta de aproximadamente 6 mm de profundidade por 6 mm de largura dos dois lados de uma das arcadas, utilizando um instrumento aquecido.
4. Espatule em um gral de borracha pequeno uma porção do Plastermix e água (preferencialmente destilada) na seguinte proporção: 20: 6, ou seja, 20g de pó e 6g ou 6ml de água, por arcada.
5. Com uma espátula 24 ou 36, aplique a pasta de Plastermix às canaletas criadas no plano de cera, de forma a preencher todo o espaço que existia anteriormente.
6. Feche o articulador na dimensão vertical programada de forma que o Plastermix toque no plano de orientação antagonista, isolado com vaselina, e fique cerca de 1mm mais alto do que a altura do plano de cera na região anterior.
7. Após a presa final do Plastermix, em média 7 minutos, remova os excessos e dê acabamento no material.
8. Repita todo o processo na outra arcada, lembrando-se de isolar com vaselina a superfície do Plastermix já aplicado na primeira arcada.
Dica: o processo de aplicação deve ser realizado em uma arcada por vez a fim de manter o controle da Dimensão vertical de oclusão e não promover um aumento exagerado.
9. Use um filme separador para o Plastermix aplicado na arcada superior para não ficar aderido na inferior.
10. O ideal é iniciar a individualização das curvas de correção (técnica do desgaste de Paterson modificado) do paciente com um aumento de no máximo 2mm na DVO, se ultrapassar essa medida pode comprometer os resultados. Recomendações: Orientar o cirurgião dentista a fornecer ao paciente um copo com água para que este possa bochechar e cuspir a pasta de Plastermix e saliva (gerada no ato do desgaste em boca). Pedir ao paciente que não engula o material durante o processo de desgaste do Paterson modificado.
Vídeo mostrando o uso do material: Clique aqui para assistir
Perguntas e Respostas
1- Posso enviar os roletes em cera já com a aplicação do Plaster mix?
Não, é necessário individualizar os planos em boca antes da aplicação do Plaster mix para a técnica de Desgaste de Paterson.
2- Posso aplicar plastermix em próteses uni-maxilares?
Não, a técnica é exclusiva para: Próteses totais duplas, próteses híbridas do tipo overdentures e protocolos duplos.
3- Quais esquemas oclusais posso desenvolver por meio dos registros da técnica do desgaste de Paterson feito com plastermix?
Oclusão balanceada bilateral e unilateral.
4- Quais os principais benefícios desta técnica?
Individualização das curvas de compensação;
Registro assertivo da posição maxilo mandibular confortável para o paciente
Orientação do longo eixo dos dentes artificiais durante a montagem laboratorial.
Informações ao Profissional
Armazenamento:
• Armazene em local seco e fresco em um recipiente bem fechado. A exposição continuada ao ar, especialmente com alta umidade, altera as propriedades do material. Esvazie o seu recipiente de armazenamento completamente quando for abrir um novo pacote e limpe-o completamente com um pano seco. Sempre utilize uma espátula ou colher limpa e seca para dispensar o pó.
Cuidados:
• Não inale o pó. Em caso de contato com os olhos lave com água abundante. Utilize óculos e máscara de proteção ao manusear o material. Sempre que possível utilize água destilada ao misturar o material, isso assegurará maior precisão.
Proporção:
Validade:
• 5 anos.